O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Gonçalo é a base com o maior número de atendimentos do Estado do Rio. Apenas em 2018 foram realizados 7000 atendimentos, e de janeiro a outubro de 2019, cerca de 5 mil. Com oito equipes atuantes e 14 ambulâncias em serviço, três destas entregues no início do mês pelo Governo do Estado, há 15 anos o serviço é referência no acolhimento e cuidado emergencial. “É fundamental pensar na valorização desses profissionais. Eu só tenho a parabenizar e agradecer a cada um pelo empenho e dedicação. Temos uma população muito grande em nosso município e sabemos também que temos enfrentado dificuldades, mas, estamos trabalhando para garantir a dignidade no trabalho de cada um desses profissionais que são peças fundamentais no cuidado com a população!”, afirmou o secretário de Saúde, Jefferson Antunes. O secretário ainda destacou que o processo de licitação para aquisição de novos uniformes está em fase final. “O processo de licitação está bem avançado e em breve cada profissional receberá o seu kit com macacão, bota, capacete, capa de chuva, e tudo mais que é necessário para garantir a segurança durante as ações!”, disse.
Entre os serviços mais realizados estão os psiquiátricos, acidentes de poli-traumatizados, TIH (transferência intra-hospitalar), emergências clínicas, atendimentos de gestantes e atestados de óbitos. O condutor Leandro Coelho, de 45 anos, que atua no SAMU desde a sua fundação, relembra uma das situações mais marcantes que já viveu nesses 15 anos no serviço. “Hoje nós temos o apoio da Secretaria de Saúde, assim como do prefeito José Luiz Nanci, o que não existia há tempos atrás. As ambulância eram precárias, assim como as condições de trabalho. Já fizemos a transferência de uma gravidez de alto risco de trigêmeos, de Guaxindiba até o Rio de Janeiro.
A sirene não funcionava, não tínhamos luz. Hoje não passamos mais por isso. Realizamos um serviço gratificante, entramos na casa das pessoas e levamos cuidado, acolhimento, isso é o que nos motiva!” , destacou. A Base descentralizada do SAMU em São Gonçalo atende a população exclusivamente pelo telefone 192, durante 24 horas. O serviço funciona por meio de prestação, orientações e do envio de veículos com equipe capacitada acionada por uma Central de Regulação de Urgência. “Esse reconhecimento só foi possível através da dedicação de cada profissional que atua no Serviço. Tenho muito orgulho da nossa equipe, e o apoio do secretário Jefferson assim como do prefeito José Luiz Nanci são fundamentais. Temos recebido um retorno positivo da população, e isso é o que nos motiva ainda mais!” , disse Ariel Hayasaki, coordenador do SAMU.