Embaixadores de Mãe Terra e atuais competidores do campeonato mundial de surfe, Italo Ferreira, Yago Dora e Sophia Medina compartilham suas preferências para um café da manhã saudável e nutritivo para garantir a energia necessária para enfrentar as ondas
Para os amantes do surfe não é novidade que passar pela arrebentação do mar e enfrentar a força das ondas exige preparo físico, o que deve necessariamente incluir uma rotina de alimentação nutritiva e equilibrada. Por isso, os surfistas profissionais Italo Ferreira, Yago Dora e Sophia Medina, embaixadores de Mãe Terra – marca de produtos naturais e orgânicos – e atuais competidores na etapa de Saquarema/RJ do campeonato mundial de surfe, já escolhem começar o dia fazendo escolhas saudáveis para que tenham a energia necessária para garantir um bom desempenho em cima da prancha.
Atual campeão das ondas e do ouro Olímpico, Italo Ferreira foi vencedor Mundial da Liga Mundial de Surf (WSL) em 2019, primeiro medalhista de ouro da história do surf nos Jogos Olímpicos (2021, Japão) e primeiro brasileiro a entrar para o Hall da Fama do Surf (2023). Quando não está surfando, Italo é um espírito livre, que ama a natureza, a música e a vida ao ar livre. Yago Dora, figura icônica no mundo do surfe, está há 6 anos fazendo parte da elite do surfe mundial é o atual campeão da etapa do circuito mundial Rio Pro em Saquarema/RJ, sendo considerado um dos melhores aerealistas do mundo. Yago é um amante da vida, do surfe, dos animais e do amor e valoriza uma alimentação de qualidade. Focada em inspirar jovens garotas a perseguirem seus sonhos, mostrando que é possível conquistar o mundo com raízes brasileiras, Sophia Medina foi Campeã Sul-Americana aos 16 anos e Campeã Pan-Americana aos 17. Foi também a primeira campeã do campeonato de piscina de ondas da América do Sul aos 18 anos e três vezes campeã brasileira amadora até os 14. Com a tradição sagrada de comer granola todos os dias, é uma entusiasta do treino físico e da alimentação saudável.
Acompanhados de Mãe Terra, que tem o compromisso de ajudar os consumidores a romperem possíveis barreiras de hábito na busca por um estilo de vida mais saudável e natural, os atletas abraçam o conceito da marca “comece pela granola”, principal produto de seu portfólio e impulsionador dos primeiros passos rumo à mudança de comportamento, e preparam suas refeições favoritas de café da manhã.
De acordo com Alessandra Luglio, nutricionista consultora de Mãe Terra, “o surf é um esporte que demanda muita energia! Por isso, o que se come antes depois da prática é crucial para a performance e saúde dos atletas e surfistas amadores também. Antes dos treinos e competições, os carboidratos são a maior e mais rápida fonte de energia, e açaí com granola e frutas, como a banana, são ótimas fontes de carboidratos e outros nutrientes, como os antioxidantes que ajudam a manter nossa “fábrica de energia” funcionando. A granola é rica em cereais integrais fonte de amido, além de rica em fibras que vão liberando energia aos poucos, ajudando a manter os níveis energéticos por mais e mais tempo. Depois do surf é hora de mais energia, desta vez para repor o que foi gasto e possibilitar a regeneração dos músculos e estoques energéticos. Neste momento, açaí, frutas e granola são uma ótima pedida novamente. Como a regeneração dos músculos também depende de fontes proteicas, vale considerar incluir na mistura alternativas de proteína em pó”.
Veja abaixo quais são as receitas prediletas de cada um deles para começar o dia e, para conferir outras 6 ideias de refeições com os produtos saudáveis e saborosos de Mãe Terra, baixe o livro de receitas completo da marca inspirado nos surfistas.
Granola power – por Italo Ferreira
Ingredientes
Modo de preparo
Sorvete de banana e cacau – por Sophia Medina
Ingredientes
Modo de preparo
Iogurte com granola Mãe Terra – por Yago Dora
Ingredientes
Modo de preparo
Siga as páginas oficiais de Mãe Terra no Instagram (@maeterra), Facebook (@
Fonte: Camila Teixeira – Edelman Brasil