Ao lado do governador Cláudio Castro, secretária Roberta Barreto destacou o trabalho de busca ativa escolar
O Pacto de Combate à Evasão Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro foi destaque na fala da secretária da pasta, Roberta Barreto, durante a IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, organizado pela Seeduc-RJ, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Após uma belíssima apresentação artística de alunos da rede estadual fluminense e de convidados, o evento foi oficialmente aberto e seguirá até amanhã. Os secretários de Educação de todos os estados da federação foram recebidos pelo governador Cláudio Castro e pela secretária Roberta Barreto, que iniciaram o trabalho ao lado do presidente do Consed e secretário de Estado de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo.
Em sua fala, o governador Cláudio Castro agradeceu a presença dos secretários e destacou a importância do trabalho de cada um deles para o futuro do país.
“Uma coisa que eu admiro em vocês, secretários, é o fato de estarem plantando algo que, em geral, vocês não verão os frutos agora, mas a longo prazo. Isso é louvável e digno de orgulho. Acrescento que o Rio de Janeiro vem investindo na Educação e temos nos espelhado nos estados que conseguiram vencer desafios. Sei que estamos nesse caminho também”, afirmou o chefe do Executivo fluminense.
Nas primeiras horas do encontro, os gestores debateram sobre legislações, carreira do magistério e estratégias para aprimorar o ensino em diversas áreas, tanto do docente, quanto da grade curricular do aluno, fazendo do Rio de Janeiro o palco de importantes debates educacionais, como explica a secretária Roberta Barreto.
“O Rio de Janeiro volta ao cenário nacional da educação ao receber a IV Reunião Ordinária do Consed. Eu, como professora da rede, fico muito feliz em ver os 26 colegas secretários aqui no Rio de Janeiro, que é um estado belíssimo que oferece diversas oportunidades, além de mostrarmos nossa cultura, nossos avanços e trocarmos saberes e experiências. Com o apoio do governador Cláudio Castro, o Rio de Janeiro brilha novamente no cenário da educação e estamos nos integrando às demais redes “, destacou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.
A professora Roberta Barreto também falou da importância do combate à evasão escolar e das ações da Seeduc-RJ nesse sentido, como o programa Bora pra Escola, que vem reduzindo consideravelmente o abandono das salas de aula.
O presidente do Consed, Vitor de Angelo, falou da integração. “Cada estado tem uma importância muito grande e fundamental, principalmente porque cada um deles têm, em alguma área, uma prática exitosa para contribuir. Todos têm seus desafios, mas todos também têm coisas boas a compartilhar, incluindo o Rio de Janeiro”, disse o presidente.
Já para o secretário de Articulação com Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Maurício Holanda, o encontro é uma grande oportunidade para alinhamento entre os entes federados.
“É um momento de aproximação e diálogo entre o MEC e os secretários estaduais. Essa conversa permanente é muito importante para a educação do país e esse começo foi muito promissor. Temos muitos desafios, mas acredito que a educação nacional vai continuar melhorando. Precisamos buscar qualidade e igualdade na educação”, afirmou o gestor.
Mônica Pinto, representante Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância – Unicef também esteve presente no encontro e acrescentou ao debate importantes dados sobre busca ativa escolar e outras ações que trataram da permanência do jovem na escola, enriquecendo a discussão sobre políticas públicas neste sentido.
A IV Reunião Ordinária do Consed no Rio de Janeiro é o último encontro do ano e demonstra a importância que o estado tem na educação nacional. A rede é espelho para os colegas secretários em várias áreas e também vem aprendendo com as demais, que muito têm a agregar ao encontro, que ainda terá mais uma rodada, nesta sexta-feira (06/12).