
Foto/Divulgação
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) renovou, nesta quinta-feira (20/02), sua frota de caminhonetes para as operações de fiscalização da Receita Estadual. Com investimento de mais de R$ 2 milhões, a pasta adquiriu oito novos veículos, que serão destinados, especialmente, aos postos de controle fiscal nas principais divisas fluminenses.
– A renovação da frota da Secretaria de Fazenda é mais uma medida importante para fortalecer o combate à sonegação nas barreiras fiscais do estado. A utilização de veículos modernos e bem equipados contribui diretamente para uma fiscalização mais rigorosa e eficiente – avaliou o governador Cláudio Castro.
Os veículos estão sendo distribuídos entre três postos fixos nos quais a situação fiscal das mercadorias que entram em território fluminense são averiguadas pela Sefaz-RJ. Entre as unidades que receberão as novas caminhonetes estão o Morro do Coco, na divisa com o Espírito Santo, Levy Gasparian, na divisa com Minas Gerais, e a maior barreira fiscal do estado, Nhangapi, que está localizada entre Rio de Janeiro e São Paulo.
As caminhonetes também chegam para reforçar operações volantes, na Região Metropolitana, e a Operação Foco Divisas. Em 2024, o programa aplicou mais de R$ 535 milhões em autos de infração contra empresas e transportadores de cargas flagrados em situação irregular nas fiscalizações realizadas em todo o estado. A operação é coordenada pela Secretaria da Casa Civil em conjunto com a Fazenda.