Foto/Divulgação: Sam Robles - CBF
Por Guilherme Pinheiro
Raphinha não viajou com a delegação para Houston, desfalcando a seleção brasileira no duelo da próxima segunda-feira contra o Japão. Ele permanecerá em Nova Jersey para focar exclusivamente no tratamento da coxa.
Os médicos traçaram uma meta focada nas quartas de final, caso a seleção avance nos próximos jogos. Portanto, a comissão técnica decidiu blindar o jogador neste momento. Ele ainda não iniciou os trabalhos específicos de força na academia voltados para a lesão.
Além disso, o calendário joga diretamente contra o atleta nesta semana. O ponta completará exatamente dez dias de recuperação na segunda-feira, mesma data do confronto. Esse foi o prazo inicial estipulado pelo departamento médico logo após o problema muscular sofrido contra o Haiti. Depois desse período, ele ainda precisará passar pela transição física no gramado.
Apesar da ausência no ataque, o Brasil chega bem para a próxima fase. A equipe garantiu a liderança do Grupo C somando sete pontos. Durante as rodadas iniciais, o time superou o Haiti e a Escócia. No entanto, o Brasil tropeçou e ficou apenas no empate contra o Marrocos.
Por outro lado, o adversário asiático teve uma trajetória um pouco mais tortuosa. O Japão encerrou sua participação na segunda posição do disputado Grupo F. Eles conquistaram cinco pontos, terminando logo atrás da seleção da Holanda. Dessa forma, o Texas receberá um duelo tático bastante peculiar na próxima semana.
