Premiado espetáculo estimula o pensamento crítico e convida crianças a repensarem sobre papéis sociais
“Quem disse? – teatro feminista para crianças” é um passeio de bicicleta com Ritinha e Bernardo, crianças que compartilham sonhos, levantam questionamentos e nutrem o desejo de viver em uma realidade onde as diferenças não as separem. Premiado no último Prêmio CBTIJ nas categorias ‘Melhor Texto Original’, por Ana Luiza França, e ‘Adereços’, por Patricia Muniz, o espetáculo é um convite para romper com estereótipos e construir um mundo mais justo e inclusivo. Será realizada uma apresentação gratuita, com acessibilidade em libras, na Praça do Vital Brasil, neste sábado (17), às 10h. Em seguida, o evento “Quem disse Saúde?” contará ainda com uma roda de conversa e uma atividade interativa com o público, promovendo um diálogo entre arte, educação, saúde e sociedade, com a participação da atriz e educadora Cecilia Vaz.
Com uma abordagem que mistura diversão e leveza ao tratar de reflexões profundas, a peça recebeu também indicações nas categorias ‘Atriz em Papel Protagonista’, além da categoria ‘Especial’ pelo desenvolvimento de um pensamento criativo sobre as questões de gênero em linguagem acessível para infância e juventude.
Enquanto pedalam, as duas crianças nos conduzem em uma jornada de reflexão, ao mesmo tempo em que tentam decifrar a realidade que as cerca. Sendo assim, provocam questionamentos sobre os papéis sociais que aprisionam as identidades de gênero, estimulando o público a transformar o modo em que se organizam como sociedade.
“Como professora de teatro, lidando cotidianamente com crianças desde 2006, me encanta ver como não nascemos com preconceitos e como tendemos a questionar a realidade: porque tal coisa TEM que ser assim? QUEM DISSE?. Ao longo da vida vamos aprendendo como ‘devemos’ ser, o que é ‘certo’ ou ‘errado’, o ‘normal’ que tantas vezes faz nossas realidades tão desiguais. Aprendemos a aceitar as regras, sem pensar que alguém, um dia, disse que assim deveríamos ser”, reflete Ana Luiza França.
“Muitas vezes, os ‘porquês’ das crianças ficam sem respostas, mas ainda mais cruciais são os ‘quem disse?’. Ritinha e Bernardo trazem questões de ordem filosófica, e quem convive com crianças sabe o poder que elas têm de fazer isso”, acrescenta.
Sob a direção de Breno Sanches, indicado ao Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2017/2018, o espetáculo conta com a atuação de Filipe Codeço, vencedor do Prêmio APTR 2021, e Ana Luiza França, que, além de atriz e autora, compôs as canções originais da peça.
“Quem disse? – teatro feminista para crianças” estreou em 2018 e, mesmo após alguns anos, mantém-se relevante nas questões abordadas, especialmente em um contexto atual permeado por desinformação e “fake news” sobre feminismos. “Acredito que o espetáculo consegue contribuir com uma reflexão comprometida com seu tempo, sem deixar de lado o humor e a sensibilidade”, conclui a autora.
O evento tem o apoio da SMS, FMS, FeSaúde e SMC, por meio do Edital Saúde e Cultura.
SINOPSE
“Quem Disse?” – teatro feminista para crianças” é um espetáculo que nos convida a um passeio de bicicleta com Ritinha e Bernardo. As duas crianças, unidas por sonhos e questionamentos, aspiram a construir um mundo onde as diferenças não sejam divisórias. Enquanto pedalam, os personagens exploram a complexa realidade que os cerca, conduzindo o público para uma reflexão profunda sobre temas importantes, como a equidade salarial entre os gêneros e as expectativas associadas aos papéis de gênero.
SERVIÇO:
Data e horário: 17 de agosto (sábado), às 10h
Local: Praça do Vital Brasil (ao lado da Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca)
Endereço: R. Maestro José Botelho – Icaraí, Niterói – RJ
Ingresso: Gratuito e aberto ao público
Evento com acessibilidade em Libras
Ficha Técnica
Direção: Breno Sanches
Texto: Ana Luiza França
Elenco: Filipe Codeço e Ana Luiza França
Cenografia e Figurinos: Patrícia Muniz
Trilha sonora: Daniel Carneiro
Canções originais: Ana Luiza França
Desenho de luz: Ricardo Lyra Jr.
Fotografia: Laura França
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Operação de som: Diogo Nascimento
Produção executiva: Bernardo Carvalho
Direção de Produção: Ana Luiza França
Duração: 55 min
Fonte: Higor de Souza