Formado por jovens músicos cariocas das principais orquestras e projetos de câmara da cidade, quarteto de cordas apresenta obras de Osvaldo Lacerda, Samuel Barber e Beethoven
No próximo dia 27/4, quinta-feira, o Quarteto Atlântico subirá ao palco do Centro Cultural Justiça Federal, no Centro, interpretando obras de Osvaldo Lacerda, Samuel Barber e Beethoven. Formado por Ivan Scheinvar (violino), Thiago Teixeira (violino), Luiz Felipe Ferreira (viola) e Bruno Valente (violoncelo), o quarteto de cordas reúne jovens músicos cariocas que dão vida a uma experiência estética homogênea, cujo currículo lhe confere um destaque especial no cenário da música de câmara brasileira. Todos os seus membros integram as principais orquestras e projetos musicais no Rio de Janeiro e o quarteto conta, em seu currículo, com premiações importantes em competições destacadas no Brasil.
Thiago Teixeira é violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2011, da Johann Sebastian Rio e criador do projeto Metalviolin, com álbum solo, singles lançados e milhões de pessoas alcançadas Brasil afora. Ivan Scheinvar é violinista da Orquestra Sinfônica Nacional, da Johann Sebastian Rio, foi spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e é professor de música de câmara da UFRJ. Luiz Felipe Ferreira é violinista da Orquestra Sinfônica Nacional, onde ocupa o cargo de líder de naipe dos segundos violinos e atua como músico convidado na Orquestra Sinfônica Brasileira. Bruno Valente é concertino do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica Nacional, é professor do projeto Ação Social Pela Música do Brasil e atuou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz por oito anos.
Quarteto Atlântico
Completando já 10 anos de existência em 2023, o quarteto apresenta uma grande afinidade artísticomusical entre os integrantes que, por sua vez, individualmente também se destacam no cenário musical, com extensa experiência em recitais individuais, outros pequenos grupos, nas principais orquestras do estado e inclusive como solistas a nível nacional.
O grupo conta, em seu currículo, com premiações importantes em competições destacadas no Brasil, tais como: Vencedor do Concurso de Música de Câmara da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Menção Honrosa no Concurso Internacional de Música de Câmara do Festival Villa Lobos e Vencedor da categoria “Jovens Talentos” do edital BNDES.
O Quarteto Atlântico tem se apresentado nas principais salas de concerto do Rio de Janeiro, dentre as quais podemos destacar: Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Cidade das Artes; Espaço Cultural BNDES; Centro Cultural da Justiça Federal, dentre tantas outras. Além disso, se apresentou em outras cidades e estados do país e, por fim, o mais importante: no começo de 2023 foi convidado para integrar a programação de um projeto em Berlim, Alemanha, tocando em uma das principais salas de concerto do mundo, a Sala Filarmônica de Berlim.
O repertório apresentado pelo grupo é focado na pesquisa e execução de obras de compositores brasileiros e latino-americanos, inclusive estreando e gravando peças de compositores atuais, muitas das quais dedicadas especialmente ao grupo. Além disso, também trabalha e executa o incrivelmente rico repertório tradicional para quartetos de cordas.
SERVIÇO:
27/4, quinta-feira – Quarteto Atlântico no Centro Cultural Justiça Federal
Horário: 18h
Ingressos: R$40,00 (inteira)/ R$20,00 (meia entrada)
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-009
Comprar ingressos: https://www.sympla.
PROGRAMA:
1. Quarteto Nº 1 – Osvaldo Lacerda
I. Prelúdio e Fuga
II. Ária
III. Dansa
2. Adagio para Cordas – Samuel Barber
3. Quarteto Op. 18 Nº 4 – Ludwig Van Beethoven
I. Allegro, ma non tanto
II. Scherzo. Andante scherzoso quasi Allegretto
III. Minuet. Allegretto
IV. Allegro
Fonte: Fábio Cezanne