DSC00510

Foto: Divulgação

Atividades reuniram cerca 70 crianças com idades de 2 a 5 anos em escola municipal no Rio do Ouro

 

O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu, na última terça-feira (04/11), duas oficinas brincantes na Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Augusto César Morett, no bairro Rio do Ouro, em São Gonçalo.
As atividades contaram com a presença dos bonecos da Turma da Arana e envolveram cerca de 70 crianças, com idades entre 2 e 5 anos. Durante as oficinas, foi apresentada a história “O dia que a Aninha ficou triste”, da Cartilha Infantil Tecendo Redinhas, elaborada pelo próprio projeto.
A primeira oficina foi voltada para crianças de 4 e 5 anos, e a segunda para as turmas de 2 e 3 anos. Por meio da contação de histórias e do universo lúdico dos bonecos, o projeto busca estimular a expressão de sentimentos e atitudes de autoproteção, contribuindo para a prevenção de violências na infância.

 

‘Toque de magia e ludicidade’

Para a coordenadora técnica do NEACA/SG, a psicóloga Cristiane Pereira, os bonecos da Turma da Arana foram fundamentais para dar ludicidade e potencializar os vínculos com as crianças.
“Os bonecos da Turma da Arana trazem o toque de magia e ludicidade que as crianças precisam para falarem sobre elas mesmas”, destaca a psicóloga.

Atividades e conscientização sobre os direitos da infância

Durante o mês de novembro, o Projeto NEACA Tecendo Redes segue promovendo oficinas, rodas de conversa e atividades lúdicas em São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, reforçando a importância do brincar, da escuta sensível e do fortalecimento dos vínculos afetivos. As ações também funcionam como espaços de conscientização sobre os direitos da infância e de fortalecimento das redes locais de apoio.

Atendimento em três municípios

Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.

Atendimento (segunda a sexta, das 9h às 17h):
NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto. (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto. (21) 96750-1595
NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade. (21) 98900-4246
NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto. (21) 96750-3095

 

Fonte: Charles Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *