Foto: Divulgação
Cerimônia de comemoração do aniversário do NEACA Tecendo Redes reuniu autoridades e representantes da Rede de Proteção no município
O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, celebrou, na manhã de quarta-feira (27/08), um ano de conquistas da unidade Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O NEACA já contava com sedes em São Gonçalo e Itaboraí.
A cerimônia de aniversário do projeto NEACA/Caxias ocorreu no auditório do Museu Ciência e Vida, no Centro, e reuniu autoridades como a vice-prefeita Aline do Aureo, a delegada da DEAM Fernanda Fernandes, além de secretários de governos, representantes da Petrobras, de entidades públicas, privadas, da Segurança Pública e da Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Uma das homenageadas, a gestora e coordenadora geral do NEACA Tecendo Redes, Marisa Chaves, elogiou o trabalho da equipe de Caxias e apresentou o projeto ao público. Chaves destacou, que, desde a inauguração, em 2024, o NEACA/Caxias vem se consolidando como espaço articulador e referência no atendimento de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de violência no município.
“Obrigado a todos. Temos orgulho de fazer parte dessa ampla rede de proteção em Duque de Caxias e completar 1 ano de trabalho e conquistas na defesa intransigente dos direitos humanos e atuando na redução dos danos causados pelas violências. Queremos destacar que não estamos aqui para ensinar nada, mas para somar esforços nessa luta. O município nos recebeu de ‘braços abertos’. Essa parceria já é grande sucesso”, reiterou Marisa, durante a abertura do evento.
Durante a celebração, autoridades e representantes das entidades da rede de proteção deram depoimentos sobre a importância e os impactos positivos do NEACA na cidade. A equipe técnica do NEACA/Caxias demonstrou as estratégias pedagógicas usadas em escolas, espaços públicos e privados, como formas de prevenção e combate aos abusos e violências contras as crianças. A apresentação contou com a participação dos bonecos da Turma da Arana, que divertiram a plateia.
Ao final do evento, além da entrega das moções de aplausos às pessoas que se destacaram pelo apoio ao projeto, a gestora Marisa Chaves fez o lançamento oficial e distribuição gratuita do Guia de Orientação para auxiliar profissionais da rede de proteção no enfrentamento, na prevenção às violências domésticas e/ou sexuais e na promoção de direitos das crianças e adolescentes.
Antes da cerimônia foi servido um coffee break e, ao final, após o tradicional ‘canto de parabéns’, distribuído pedaços de bolo a todos os participantes.
Projeto tem cerca de 100 famílias acolhidas em Caxias
Com uma equipe multidisciplinar, o NEACA/Caxias, em 12 meses, acumula cerca de 100 famílias acolhidas no período, sem contar os casos encaminhados à rede de apoio. De acordo com a coordenadora técnica do NEACA/Caxias, Fernanda Sette, o projeto conta com escuta qualificada, atendimento psicossocial e encaminhamentos coordenados.
“O núcleo tem atuado para assegurar a proteção integral e a reparação de direitos violados, além de promover o aprimoramento contínuo das práticas no território. Nesse primeiro aniversário, agradeço à Petrobras, a minha gestora Marisa Chaves, à rede de proteção e, sobretudo, a minha equipe tão incrível e dedicada. Gostaria de expressar meu imenso carinho, admiração e gratidão”, disse Fernanda, através de mensagem, pois não pôde estar na cerimônia por motivos de saúde.
‘O NEACA é uma referência em nosso município’
A vice-prefeita de Duque de Caxias, Aline do Aureo, ressaltou os impactos positivos do NEACA na rede de proteção do município e a transformação na vida das famílias.
“O NEACA tem uma grande relevância para o nosso município, pois impactou e transformou as vidas das crianças, adolescentes e juventude da nossa cidade. Um ponto primordial do NEACA é o trabalho com as famílias vitimadas pela violência. Estaremos apoiando casa vez mais esse núcleo, pois não aceitaremos nenhum tipo de violência. Vamos continuar atuando no fortalecimento dessa rede de proteção no município”, reiterou Aline.
‘O NEACA é um grande parceiro na garantia dos direitos’
A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM/Caxias), Fernanda Fernandes, destacou a parceria do NEACA no enfrentamento às violências.
“Participei da inauguração, há 1 ano, e estou aqui para comemorar o aniversário do NEACA, que se tornou um grande parceiro no enfrentamento à violência contra as crianças, adolescentes e mulheres. É uma equipe multidisciplinar de excelência e atende de forma integral às demandas. Desejo vida longa ao projeto e colocamos a DEAM e nossa estrutura à disposição”, reiterou Fernandes.
Atendimentos em três municípios
O projeto NEACA:Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a Parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).

Fonte: MMSG
