Dedicação, foco nas aulas, realização de simulados e treinamento de redação. Foi assim que, no ano passado, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos, em Coelho Neto, na Zona Norte do Rio, mantiveram a tradição de conquistar vagas nas principais universidades públicas e privadas do Brasil. Desde 2013, a unidade escolar se destaca com o projeto “Enem na Escola”, que prepara, incentiva a participação de jovens na avaliação nacional e ainda promove passeios a cidades históricas do estado do Rio de Janeiro.
Brayan Souza Santana foi um dos inúmeros estudantes da unidade que colheram frutos, após um ano de estudos. Ele garante que, se não fosse o “Baptistão”, como é carinhosamente chamado o colégio, não teria conseguido.
— A escola foi muito importante para a realização deste sonho, desde o início até o fim. Quando fui fazer o Enem e vi aquelas questões que já tinha visto durante o projeto, tudo ficou mais fácil — recorda o mais novo acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Fotos/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc-RJ
Assim como Brayan Souza, Matheus Luiz e Patrick César, também carimbaram o passaporte para estudar em uma universidade em 2024, as aprovações foram para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nos respectivos cursos, Pedagogia e Física.
O diretor-geral da escola, Rouzenaldo da Silva, formado em Educação Física pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UFRJ), também estudou no colégio e, hoje, é tido como grande exemplo de superação para os jovens.
— Faço questão de mostrar aos meus alunos que me esforcei e consegui vencer as dificuldades no meu caminho. Se eu venci, eles também vão vencer. Aqui, acreditamos muito na força do exemplo. Estamos muito felizes com o excelente resultado após a realização de mais uma edição do “Enem na Escola” — destaca o diretor-geral, que comanda a unidade há 13 anos.
Saiba mais sobre o ‘Enem na Escola’*
O projeto “Enem na Escola” busca garantir 100% de adesão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de informar e preparar os estudantes para se saírem bem nas provas, são realizados, durante o ano letivo, passeios a cidades históricas do Estado do Rio, como Paraty e Petrópolis.
Ao longo do projeto, os alunos têm aulas, simulados e treinamentos de redação. Ainda são dadas orientações sobre os procedimentos do exame, para que o candidato fique atento às principais datas da avaliação nacional.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, afirma que o objetivo da Seeduc-RJ é preparar os estudantes para que eles possam conquistar o que desejarem.
– Iniciativas como essas mostram que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é que eles terminem o Ensino Médio e estejam preparados para conquistar o tão sonhado mercado de trabalho – vibra a secretária.