Oficina online tem o objetivo de aprimorar e fortalecer os artistas de circo
Enquanto a equipe técnica realiza o trabalho de edição das gravações dos espetáculos apresentados pelas dez Companhias Circenses em Rio Bonito, o Projeto Caravana Carequinha vai realizar uma Capacitação Empreendedora destinada aos artistas destas Companhias. O professor João Guerreiro, do curso de Produção Cultural e do curso de pós-graduação em Linguagens Artísticas, Educação e Cultura (LACE) do IFRJ, além de coordenador do Curso Técnico em Artes Circenses – parceria IFRJ e Escola Nacional do Circo, foi convidado para ministrar uma oficina online, via plataforma Zoom, com o objetivo de atender essa demanda.
Capacitação será realizada em dois formatos para atender aos participantes: No primeiro, o destaque será para a Introdução à escrita e formatação de projetos culturais, baseados em editais e chamadas voltadas para o circo. Vai acontecer nos dias 16 e 31 deste mês, das 17h30 às 20h. Já o segundo formato é direcionado para quem possui experiência e busca mais informações, pois abordará a escrita, formatação e manutenção de projetos culturais voltados para o circo. Será ministrado nos dias 17 de maio e 2 de junho, também das 17h30 às 20h.
Os participantes deverão ter à sua disposição, como requisito básico, computador, notebook ou celular com acesso à internet, para que possam assistir às aulas. Para quem participar via celular, será necessário ter o aplicativo Zoom em seu aparelho.
A Capacitação está entre os objetivos do Projeto Caravana Carequinha, que prevê que o mesmo amplie o alcance das oportunidades de geração de renda para profissionais do setor, bem como contribua para o fortalecimento dos artistas circenses do Estado do Rio de Janeiro. Essa atividade foi definida durante a realização do “Encontro Articula Circo/RJ”, no final de março, na comunidade de Aldeia Velha, em Silva Jardim/RJ, com os representantes das dez Companhias Circenses participantes do Projeto Caravana Carequinha. Na ocasião, foi diagnosticado que uma das grandes dificuldades dos selecionados está na escrita e manutenção de projetos culturais voltados para circenses.
O professor João Guerreiro. Foto/Divulgação
COLETIVO INDEPENDENTE
No Encontro Articula Circo/RJ estiveram presentes integrantes das Companhias Circenses que participam do Projeto Caravana Carequinha: Quintal do Circo, de Angra dos Reis; American Circus, de Cantagalo; Cia Chirulico, de Conceição de Macabu; Cia Artística Sol sem Dó, de Duque de Caxias; Adorável Companhia, de Guapimirim: Circo Viva, de Nova Friburgo; O Gran Circo Teatro Popular, de Petrópolis; Italia Robattini Circos, de Resende; Circo Real Madri, de Rio Bonito; e Patrick, o Mágico, de São Gonçalo.
A intenção é que esta ação tenha sido o início de uma articulação que continue gerando frutos após o término do Projeto Caravana Carequinha, com a criação de um Coletivo Independente de Profissionais Circenses do Rio de Janeiro. Este Coletivo terá a função de articular os profissionais da área no Estado do Rio de Janeiro e fomentar atividades para os mesmos, criando uma rede que busque captar recursos, realizar eventos, impulsionar capacitações e potencializar as ações já existentes e desenvolvidas por estes agentes culturais.
O Projeto Caravana Carequinha, que leva este nome como homenagem a um dos palhaços mais conhecido do Brasil, com uma trajetória expressiva para a cultura popular brasileira, é uma iniciativa da Tapume Produções Artísticas, que tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Estado (Lei no 8.266/2018) e patrocínio da Enel Distribuição Rio.
Quaisquer dúvidas ou informações sobre o Projeto, visite o site https://www.caravanacarequinha.com ou entre em contato através do e-mail caravanacarequinha@gmail.com e do telefone (21) 2532-3066.