Enquanto equipe edita gravações dos espetáculos, organizadores fazem visitas técnicas nos dez municípios que receberão os desfiles dos artistas
Criado com o objetivo de contemplar uma produção híbrida, que resultará em ações culturais por meio digital e presencial, prevendo a veiculação de conteúdo artístico de Companhias circenses de dez municípios do Estado do Rio de Janeiro, o Projeto Caravana Carequinha entra em sua reta final com duas frentes de trabalho. Enquanto uma equipe edita as mais de 50 horas de gravações dos espetáculos apresentados em Rio Bonito, outra faz visitas técnicas nos dez municípios participantes do Projeto: Angra dos Reis, Cantagalo, Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Rio Bonito e São Gonçalo.
Nestas cidades serão realizados, nos fins de semana, entre os dias 28 de maio e 26 de junho, os chamados Cortejos Circenses, uma espécie de performance ambulante, em um caminhão trio, com cada uma das Companhias selecionadas. Cada cortejo acontecerá simultaneamente ao lançamento do espetáculo no site oficial do Projeto Caravana Carequinha – https://www.caravanacarequinha.com -, que servirá para promover os shows virtuais e atrair o público de cada cidade para assisti-los, tanto virtual quanto presencialmente.
A gravação dos espetáculos no complexo circense montado em Rio Bonito, no mês de abril, reuniu em torno de 40 artistas e recebeu cerca de 550 convidados, entre adultos e crianças, em sua maioria estudantes da rede pública de Rio Bonito. Eles se divertiram com palhaços, equilibristas, malabaristas e outros artistas de circo, em especial nos momentos em que interagiam no palco, junto com o elenco. Após a edição final, os vídeos terão 40 minutos de espetáculo, 20 de Oficina e 30 de entrevista com os artistas e o making of com os bastidores do trabalho realizado com as Companhias Circenses.
O Projeto Caravana Carequinha, que leva este nome como homenagem a um dos palhaços mais conhecido do Brasil, com uma trajetória expressiva para a cultura popular brasileira, é uma iniciativa da Tapume Produções Artísticas, que tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Estado (Lei no 8.266/2018) e patrocínio da Enel Distribuição Rio.
Making of da Gravação – Companhia American Circus, de CANTAGALO – Foto/Divulgação: Ronaldo Correa Mendes
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Quaisquer dúvidas ou informações sobre o Projeto visite o site https://www.caravanacarequinha.com ou entre em contato através do e-mail caravanacarequinha@gmail.com e do telefone (21) 2532-3066.