Ação do ‘RJ para Todos’ leva benefícios a mais de 600 pessoas atingidas por temporais, com emissão de documentos, orientação para quem busca emprego e atenção à saúde
O Governo do Estado e o programa Cidade Integrada promoveram, neste sábado (11/2) um mutirão beneficiando centenas de famílias do Jacarezinho e de Manguinhos, na Zona Norte, atingidas pelas fortes chuvas da última terça-feira (7/2). São pelo menos 600 pessoas que participaram da ação do ‘RJ para Todos’ . Para atender as duas comunidades, agentes estaduais de diferentes pastas e órgãos de serviços montaram um polo de atendimento no Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila , em Manguinhos, oferecendo, por exemplo, segunda via de documentos com isenção de taxas.
Só nas últimas 48 horas, de acordo com o coordenador do Cidade Integrada, Allan Borges, 402 famílias das duas localidades receberam visitas domiciliares de assistentes sociais e psicólogos. Destas, 328 ganharam kits de higiene e limpeza, cestas básicas, colchões e roupas de cama. A expectativa é que o número de famílias atendidas chegue a 900 nos próximos dias.
– O Cidade Integrada, está intensificando sua presença no Jacarezinho e em Manguinhos. Quem mora ali precisa estar ciente que pode contar com o Governo do Estado sempre e em especial em momentos difíceis, como esse em que as pessoas tiveram perdas com as chuvas. Juntos, podemos superar as dificuldades e garantir mais dignidade e melhores condições de vida aos moradores – avalia o governador Cláudio Castro.
Durante a semana, a Secretaria de Estado de Defesa Civil fez a entrega de 2 mil itens de ajuda humanitária para as duas comunidades. Neste sábado, mais colchões, travesseiros e materiais de limpeza chegaram ao colégio de Manguinhos para serem distribuídos ao longo da próxima semana aos moradores cadastrados. A região já havia sido atendida em outro mutirão no dia 27 de janeiro.
– É gratificante ver que nossos esforços estão ajudando tanta gente. Vamos continuar levando esses serviços e donativos a quem precisar – garantiu Allan Borges, anunciando que a localidade da Varginha, em Manguinhos, será visitada por assistentes sociais e psicólogos na próxima segunda-feira (13/2).
Segundo a secretária de Estado Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, a pasta está trabalhando incansavelmente para atender vítimas de chuvas em todos os municípios atingidos .
– A Secretaria tem hoje, um esquema de prontidão para situações como a de Manguinhos e Jacarezinho. Acolher as vítimas e trazer assistência nestes momentos tão difíceis são nossos focos – comentou.
O mutirão foi celebrado pelos que moram na região, como o recepcionista Rogério Oliveira, de 52 anos, morador do Jacarezinho, que espera conseguir novo emprego, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
– Estou desempregado e aqui serei encaminhado novamente ao mercado de trabalho, com dicas de currículo bem feito. Esse tipo de ação é importantíssima para nós. Tomara que tenha sempre – afirmou Rogério, que mora com a esposa, um casal de filhos e dois netos.
A advogada Naia de Carvalho, de 49 anos, acompanhou a filha Nicole, de 13 anos, que aproveitou a oportunidade para solicitar a segunda via do documento de identidade.
– Esse atendimento do Detran aqui na porta de casa é uma maravilha. Muita gente perdeu seus documentos na enchente e precisa desse apoio para se reeguer – justificou Naia.
Já Arianne Machado da Cunha, de 27 anos, que também foi em busca da segunda via do RG, aproveitou para tentar encaminhamento para uma vaga de emprego, assim como Wellington Martins da Rosa, 34 anos. A dupla se cadastrou para vagas como caixa e encarregado administrativo.
– É uma ótima oportunidade para conseguirmos novas conquistas. Esse tipo de ajuda é fundamental. Sem esse apoio, tudo fica muito mais difícil – resumiu Arianne.