
O grupo durante o Famtour promovido pela Neltur na Cervejaria Malteca, em Jurujuba Fotos/Divulgação: Luciana Carneiro - Ascom/PMN
A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, promoveu o primeiro Famtour do Circuito Niterói Cervejeiro, na Cervejaria Malteca, em Jurujuba, evento marcado pelo sucesso entre os profissionais do Turismo e jornalistas presentes. A experiência da visitação guiada, especialmente a estes profissionais especificamente, resultou numa rica troca de conhecimentos e, principalmente descobertas de atividades realizadas em novos roteiros de passeios turísticos para grupos de turistas que chegam em Niterói.
O Famtour, realizado na manhã da segunda-feira (22/9), é mais uma iniciativa da Neltur, em prol do desenvolvimento turístico da cidade, que possui cervejarias artesanais premiadas e que possuem o Selo Niterói Cervejeiro, criado pelo Prefeito Rodrigo Neves.

O Famtour Circuito Niterói Cervejeiro é promoção da Neltur com a parceria da Coordenadoria Geral de Eventos – CGE, atualmente responsável pela análise dos critérios para que determinada cervejaria conquiste o Selo Niterói Cervejeiro.
O presidente da Neltur, André Bento, lembra que Niterói foi pioneira no Estado do Rio de Janeiro ao aprovar, em 2018, por iniciativa do Prefeito Rodrigo Neves, a primeira Lei dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e à regulamentação da produção de cerveja artesanal. A legislação impulsionou o setor e deu origem ao Selo Niterói Cervejeiro, criado como reconhecimento e estímulo às boas práticas de fabricação.

“O turismo cervejeiro é um segmento do turismo gastronômico que valoriza experiências, como visitas à cervejarias, participação em festivais e degustações que aproximam o público dos processos de produção. O Brasil ocupa hoje a posição de quarto maior mercado consumidor de cerveja no mundo e figura entre os principais produtores de cerveja artesanal. É um setor em franca expansão, que atrai turistas interessados em cultura, inovação e qualidade”, destaca Bento.
Ele ressalta ainda que a Neltur já promove o Circuito Niterói Cervejeiro, iniciativa que ganhou reforço com a realização dos Famtours – visitas técnicas voltadas a profissionais do turismo, agentes, operadores e comunicadores.

Fotos/Divulgação: Luciana Carneiro – Ascom/PMN
“Ainda teremos mais duas edições em outras cervejarias da cidade. É uma oportunidade de apresentar a força dessa indústria e consolidar sua relevância no turismo local. Além de movimentar a economia, o setor contribui para diversificar e enriquecer a oferta turística de Niterói”, afirma.
O Famtour, na Cervejaria Malteca, reuniu um grupo de 15 profissionais que ouviram explicações da importância turística de mais esta opção de passeio em Niterói, mas também cada explicação sobre o processo de fabricação da cerveja, cuja marca é exclusivamente niteroiense, idealizada pelos empresários Diego Verticchio e Tatiana Ferreira (casal e sócios no empreendimento).
Os empresários Diego, Tatiana e o Cervejeiro, Pablo Carvalho, funcionário da Malteca, explicaram desde a história da instalação da fábrica, em Jurujuba, a criação da loja, até o bar e uma área privativa para festas.
O Diretor da CGE, Jeferson dos Santos, explicou também a importância do Selo Niterói Cervejeiro e o papel da CGE na análise dos critérios para o credenciamento das fábricas de cervejas artesanais de Niterói.
Os empresários pretendem transformar o bairro de Jurujuba com o trabalho realizado na Cervejaria Malteca.
“A Neltur sempre foi nossa parceira e um Famtour como este é importante e nos incentiva cada vez mais, promovendo nossa cervejaria e criando ainda mais conexões produtivas para todos. Recentemente conquistamos o Selo Niterói Cervejeiro e já ganhamos vários prêmios”, disse Tatiana.
O Famtour, na Cervejaria Malteca, reuniu um grupo de 15 profissionais que ouviram explicações da importância turística de mais esta opção de passeio em Niterói, mas também cada explicação sobre o processo de fabricação da cerveja, cuja marca é exclusivamente niteroiense, idealizada pelos empresários Diego e Tatiana.
A visitação à área de fabricação, com as explicações do Cervejeiro Pablo, foi o ponto alto do Famtour que terminou com degustação da cerveja tirada direto do tonel, e depois cada participante recebeu da Cervejaria Malteca um kit com brindes exclusivos da marca, como copo, chaveiro e porta-copos.
A Neltur distribuiu também bolsas tipo ecobags com o nome Niterói estampado de um lado e do outro uma gravura do Museu de Arte Contemporânea (MAC), contendo caneta e chaveiro, suvenires da “Cidade Sorriso”.
O proprietário da Mtour Viagens e Turismo, Marcelo Santos, um dos participantes do Famtour Circuito Niterói Cervejeiro, surpreendeu-se com a bela história dos empresários, e garantiu incluir em seus roteiros de passeios à Niterói o tour cervejeiro da Cervejaria Malteca.
“Gostei de tudo o que ouvi sobre como a Malteca começou, agora vou trazer grupos para cá também, já faço outros passeios com meus grupos em Niterói, mas esse tour cervejeiro desconhecia. Com isso é mais uma oferta de passeios que posso oferecer. Parabenizo a Neltur pela iniciativa nesta oportunidade de conhecer também as cervejarias da cidade”, afirmou o empresário.
Os próximos Famtours Circuito Niterói Cervejeiro, estão programados para os dias 30/9, na Noi Cervejaria e dia 4/10, na Cervejaria Máfia, ambas em Itaipu, Região Oceânica da cidade.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo link https://visit.niteroi.