
Foto/Divulgação
Uma Profissão em Luta. É assim que podemos definir a atual situação trabalhista dos Técnicos em Patologia Clínica/Análises Clínicas incluídos na lei 3.999 de 15 de dezembro de 1961 (Lei do Médico). Profissionais do Rio de Janeiro estão se mobilizando para irem novamente em Brasília, para reivindicar melhorias para a classe, e se posicionar contra o Projeto de Lei 3.374 de 2023 da Câmara dos Deputados, de autoria de deputado do Piauí que proíbe o Técnico em Patologia Clínica/Análises clínicas de realizar exames laboratoriais .

No ano passado, uma dupla do Rio de Janeiro, mas com apoio de todos os profissionais do Brasil estiveram em Brasília, para reivindicar a justiça profissional para os técnicos de Laboratório. Os Técnicos em Patologia Clínica David Oliveira Barboza e Wilton Cesar de Oliveira Julerarte líderes do movimento PATOLOGIA CLÍNICA DO BRASIL (patologiaclinicadobrasil) (Instagram e Tik Tok) percorreram em Brasília vários gabinetes de senadores para pleitear formação do conselho profissional nacional. Visto que o Laboratório de análises clínicas é multidisciplinar e o técnico é sua maioria nos laboratórios do Brasil.

Os profissionais já obtiveram o apoio de diversos deputados federais e senadores, inclusive o apoio do relator do PL 1365/2022 Senador Nelsinho Trad – MS. “Seria a mesma coisa de você levar seu carro para uma oficina, e o profissional que é mecânico, não poder e não ter direito de mexer no seu carro. É isso que acontece com nossa classe hoje. Um fato importante, é que nenhum técnico foi consultado quanto à aplicação desta lei. Mas vamos nos unir e lutar para manter nossos direitos”, afirmou David, que faz parte de mais uma profissão da saúde, em busca de valorização e reconhecimento, dentro da lei já existente.
