Foto: Divulgação
Faltando pouco tempo para a prova, profissionais de diferentes escolas apontam assuntos que merecem ser revisados para fazer uma redação nota 1000
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá no domingo, dia 9 de novembro, é também a que causa mais preocupação para a maioria dos estudantes, pois é aplicada a redação do ENEM. O texto dissertativo vale até 1000 pontos e é decisivo para obter uma boa nota para a conquista da tão sonhada vaga no ensino superior via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Professores de duas instituições de ensino listaram os possíveis temas para a redação deste ano e algumas dicas para se preparar nesses dias que antecedem o exame.
O que estudar faltando poucos dias para o ENEM?
Para o professor de português Alan Soares Delgado, do Colégio Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, na reta final da preparação, o principal conselho é olhar os possíveis temas como uma oportunidade para construir um repertório crítico. Além disso, é essencial conhecer e praticar a estrutura da dissertação argumentativa, que obrigatoriamente deve conter introdução, argumentação consistente e conclusão com proposta de intervenção ética e viável para a transformação da realidade.
“Com menos de 15 dias para o Enem, o foco deve estar em praticar a escrita em simulados semanais de redação. Ler as redações nota 1000 dos anos anteriores e buscar entender o porquê foram bem avaliadas também é um exercício que pode ajudar. Outro ponto é a revisão dos critérios de avaliação da prova de redação, as cinco competências do Enem, que estão listadas no portal do Ministério da Educação (MEC)”, destaca o educador.
Possíveis temas da redação 2025
Na hora de apostar em possíveis temas para 2025, os professores contam que as sugestões seguem o modelo que o Enem vem adotando nos últimos anos, como explica a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Espírito Santo, Cristiane Imperador: “As provas recentes mostram que o exame privilegia temas sociais que envolvem cidadania, direitos humanos e valorização da diversidade. Assuntos contemporâneos, como o impacto das tecnologias e os desafios da saúde mental, também podem ser abordados, pois reforçam o interesse em estimular o pensamento crítico”.
Os temas que os educadores apostam para esta edição da prova são:
- Os desafios da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho;
- A efetivação do direito à moradia digna e à cidade no Brasil contemporâneo;
- O lugar da cultura periférica nos museus: caminhos para a valorização da memória e da arte;
- Educação socioambiental e justiça racial: caminhos para a equidade ambiental no Brasil;
- Os desafios da promoção da saúde mental entre adolescentes na era digital;
- Desinformação e fake news, especialmente em tempos de redes sociais e polarização;
- Mudanças climáticas e sustentabilidade, com foco em ações individuais e coletivas;
- Desigualdade habitacional e acesso à moradia, um problema urbano crescente;
- Envelhecimento da população brasileira, com seus desafios para saúde, previdência e inclusão;
- Inclusão de pessoas com deficiência, abordando acessibilidade, educação e mercado de trabalho.
E se o tema da prova surpreender este ano?
Como em qualquer tipo de previsão, o resultado pode surpreender na hora. No entanto, os professores não consideram que isso seja um problema ou um indicativo de que a nota não poderá ser boa. “Por mais que o tema da redação do Enem 2025 possa surpreender, é fundamental que os estudantes estejam preparados para qualquer assunto. O mais importante é desenvolver a capacidade de analisar problemas de forma crítica e propor soluções articuladas, habilidades essenciais para a construção de uma redação consistente e para a formação cidadã como um todo”, comenta a coordenadora pedagógica do Colégio Espírito Santo, em São Paulo.
Já o professor Alan Soares Delgado, do Colégio Imaculado Coração de Maria, revela que um tema que não tem aparecido nas listas de sugestões para 2025, mas que é perfeitamente viável e que pode surpreender na hora da prova é “Os desafios para a valorização das bibliotecas públicas como instrumentos de democratização do conhecimento no Brasil”. Com o dia da prova se aproximando, o especialista reforça que mais importante do que acertar o tema é manter a calma e treinar a escrita. Preparar-se com estratégia, revisar repertórios e praticar redações são passos decisivos para alcançar a tão desejada nota 1000.
Fonte: Trópico Comunicação
