A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (AM) cresceu 15,9% em 2018. O dado é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Com esse desempenho, a produção total ficou em 773.641 unidades.
Apenas em dezembro, 21.857 unidades foram produzidas, número que representa estabilidade comparado a 2017. Para o vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, a indústria demonstrou uma retomada depois de quatro anos de queda.
Gazola avalia que o desempenho da indústria foi puxado por maior oferta de produtos, por preços mais competitivos e pela expansão da mobilidade urbana. “Isso mostra com clareza o impacto positivo da ampliação das redes de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas cidades brasileiras”, ponderou.
PREVISÕES PARA 2019: Projeções da entidade para 2019 mostram que o cenário segue positivo, com vendas e produção em alta. De acordo com Gazola, a previsão é de alta de 10,8% na fabricação, o que deve levar a indústria a 857 mil unidades.
A indústria de bicicletas também está otimista com possíveis medidas que possam ser tomadas pelo governo federal ao longo do ano e que devem melhorar as condições da economia e a vida financeira das pessoas. “Com a redução do endividamento das famílias, devem ser retomadas as compras planejadas, tendo, ainda, o apoio do varejo na oferta de crédito mais acessível. Esses fatores podem levar à aceleração da demanda já no primeiro semestre do ano”, argumentou Gazola.