Estudos demonstram que o produto, elaborado pela Ease Labs, gera benefícios para o tratamento de diversas doenças, como demência, fibromialgia e dor crônica
Com aprovação da Anvisa, a partir deste mês, pacientes de todo o Brasil passam a ter acesso ao primeiro extrato completo, popularmente conhecido como full spectrum, de Cannabis sativa fabricado no país. Contendo 25 mg/mL de CBD e menos de 0,2% de THC, além de outros fitocanabinóides como CBG e CBN, o Extrato de Cannabis sativa Ease Labs 36,76 mg/mL já está disponível nas principais farmácias do território nacional, acessível por meio de prescrição médica.
Estudos apontam que o produto pode ser utilizado para o tratamento de condições como fibromialgia, demências e dor crônica. Este lançamento marca um avanço significativo para os pacientes que, até então, dependiam exclusivamente de produtos importados para dar seguimento ao cuidado destas condições clínicas, os quais, muitas vezes, são mais caros e de difícil acesso.
“Estamos orgulhosos de introduzir o primeiro produto desta categoria fabricado localmente e aprovado pela Anvisa, oferecendo uma alternativa acessível e de alta qualidade a milhares de pessoas,” declara Gustavo Palhares, CEO e cofundador da Ease Labs. Este é o segundo produto da farmacêutica produzido no Brasil, o primeiro foi o canabidiol isolado, também disponível nas drogarias de todas as regiões do território nacional.
A prescrição para o tratamento é de responsabilidade de um médico especialista, que indicará a dosagem e o período de utilização. “O uso do extrato de Cannabis é respaldado por estudos científicos. Nossa fabricação atende aos critérios da Anvisa, garantindo não apenas a qualidade e padrão farmacêutico, mas também a confiança necessária para médicos e pacientes”, conta Flávia Guimarães, gerente da área de Inteligência Científica da Ease Labs.
Este novo produto vem com o propósito de ser mais acessível financeiramente. Com o preço até 70% menor que o dos importados vendidos no varejo, o extrato de Cannabis sativa da Ease Labs torna o acesso ao tratamento mais viável, pelo valor competitivo. Este movimento está alinhado com a missão da farmacêutica de democratizar os produtos para a população.
Com uma indústria e laboratórios próprios em Belo Horizonte, desde 2018, a empresa tem se destacado no desenvolvimento, produção e distribuição de soluções naturais inovadoras. Além da rede privada, a Ease Labs é a fornecedora do canabidiol distribuído pela rede pública no Estado de São Paulo, após processo de licitação. A escolha se deu justamente pelos preços acessíveis de seus produtos.
Sobre a Ease Labs
Criada em 2018, a Ease Labs está situada em Belo Horizonte, Minas Gerais, e atua no desenvolvimento, produção, distribuição e vendas de soluções naturais à base de canabinoides. É uma das primeiras indústrias a produzir e desenvolver fórmulas exclusivas em território nacional e a primeira especializada em cannabis a disponibilizar nas farmácias um produto fabricado localmente.
Em 2022, a farmacêutica – que tem foco na verticalização da produção de seus tratamentos – adquiriu a Catedral (posteriormente batizada de Semeya), integrando à cadeia produtiva em solo brasileiro o processo de purificação do insumo farmacêutico. Com essa aquisição, além de maior controle das etapas de produção, a Ease Labs passou a ter mais padronização e, ainda, mais margem para a operação, com geração de receita diversificada, fornecendo outros insumos para fabricação de tratamentos fitoterápicos.
Em fevereiro de 2023, a empresa mineira iniciou a distribuição dos seus produtos na DrogaRaia e hoje está presente nas principais redes de farmácia do País como Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo, Drogasil, Panvel, Pague Menos, Araújo, Indiana, ExtraFarma e São João. São mais de 3 mil pontos de venda em 25 estados. O produto foi aprovado pela Anvisa para comercialização em novembro do ano anterior, e hoje fornece o canabidiol para a secretaria do estado de São Paulo, após ter participado da maior licitação de fornecimento de produtos de cannabis via política pública de saúde.Os produtos são fabricados no Brasil, na planta industrial farmacêutica da Ease Labs com mais de 1.950m2 de área produtiva e dois laboratórios – sendo um dedicado ao controle de qualidade e outro para Pesquisa & Desenvolvimento.
Ainda em 2023, a farmacêutica recebeu investimentos via venture debt do Itaú/BBA e via equity investment de fundos de investimento totalizando R$40 milhões de reais. Os recursos provindos dessa parceria foram alocados para investimentos em expansão de vendas e incrementos na área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). No mesmo período, a empresa concluiu a aquisição de 100% das cotas da empresa Colômbia Cannabis Company (CCC) – e renomeada para Ease Labs Colômbia, localizada em Bogotá, absorvendo também a etapa do desenvolvimento genético da planta e cultivo – ponto inicial e um dos principais no desenvolvimento de um fitomedicamento.
Fonte: Carolina Amaral