O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, recebeu o cônsul-geral de Angola, Mateus de Sá Miranda, nesta segunda-feira (10/1), para o estabelecimento de uma parceria que vai garantir mais cidadania aos angolanos que vivem no Estado do Rio de Janeiro.
São mais de sete mil angolanos que vivem em território fluminense – considerando o tamanho da população, o Rio é o estado da federação que mais recebe angolanos em nosso país, conforme dados do cônsul-geral. O objetivo do encontro foi buscar a regularização da documentação da população oriunda do país africano, o que ajudará a criar condições mais adequadas para que os imigrantes estejam em condições regulares de identificação civil, por exemplo.
“Assim, estamos criando condições tambem para que os angolanos estudem, se aperfeiçoem e tenham as competências técnicas necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Ou, se for o caso, para que possam criar suas próprias empresas de modo formal”, afirmou o cônsul Mateus Miranda.
O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, vai viabilizar a melhor forma de regularizar a situação documental dos angolanos e aproximar ainda mais a relação entre os governos.
Vale ressaltar novamente que a população de Angola é uma das que mais vieram ao Brasil nos últimos cinco anos, superando até mesmo Portugal, que sempre foi um líder histórico – segundo levantamento do Observatório das Migrações Internacionais. Ou seja, de 2016 para cá, vieram para o Brasil 8.991 angolanos, e 6.008 portugueses. Mostrando a forte relação entre os dois países, o censo da Educação Básica mostra que em 2020 havia 1.100 crianças angolanas matriculadas em escolas brasileiras, sendo a 15ª nacionalidade mais presente em nosso país.