
Foto/Divulgação: Katito Carvalho
Região foi uma das principais atingidas pela chuva do último sábado (05/04)
O prefeito Washington Quaquá liderou uma força-tarefa neste domingo (06/04) para atender as demandas dos moradores do Bairro da Amizade. A localidade foi uma das principais atingidas pela forte chuva que caiu no sábado (05/04), onde parte de uma encosta deslizou, resultando na retirada de duas famílias em duas residências localizadas na Rua Prefeito Joaquim Mendes, que corriam risco de desabamento.

Durante a caminhada pelas ruas do bairro ao lado de sua comitiva formada por integrantes do governo, entre eles, o vice-prefeito João Maurício de Freitas (Joãozinho); o secretário Executivo de Governo, Arlen Pereira; o presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Francisco Lameira, o prefeito anunciou que vai retirar as casas de risco e construir uma vila na entrada do bairro.
“Vamos derrubar as casas de risco e construir, para aquelas pessoas que estão em risco, uma vila na entrada do bairro da Amizade para que todos morem com título de propriedade e uma casa bem bonita para abrigar suas famílias. Quero que dentro de aproximadamente um pouco mais de um ano, essas casas estejam construídas. É um novo pedaço do bairro da Amizade, com casas bonitas para o povo”, afirmou Quaquá.

Fraudes no Aluguel Social
O prefeito destacou que providências serão adotadas em relação às denúncias de que alguns proprietários alugavam suas casas em área de risco geológico para outras pessoas. “Não vamos permitir que as pessoas que recebem o aluguel social continuem sublocando suas casas. Isso não vai ser mais permitido, pois estamos fiscalizando todo o programa”, disse o prefeito.
Quaquá também orientou que as famílias que vivem em áreas de vulnerabilidade geológica procurem a Prefeitura. “Estamos pedindo às pessoas que morem em áreas de risco para que procurem imediatamente a Prefeitura porque estamos alugando casas para realocá-las. Além do mais, aqueles que têm casas para alugar, ofereçam à Prefeitura pela localidade porque não queremos tirar ninguém para muito longe de casa”, disse.

Reurbanização
Além de realocar os moradores que vivem em áreas de risco, a Prefeitura fará obras de infraestrutura na região. “Vamos reurbanizar, colocar ruas duplas, embelezar o bairro da Amizade que é um bairro lindo, que vai se integrar à Ponta da Preguiça, onde teremos uma grande linda área de lazer. Portanto, estamos neste domingo trabalhando para fazer a vida da população de Maricá cada vez melhor”, concluiu.
A visita ao bairro foi acompanhada também pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo Santos; pela presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Márcia Ferreira, pelo secretário de Bem-Estar Animal, Robson Teixeira (Robgol) e pelo secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima (Birigu).
Fonte: marica.rj.gov.br