54208829885_e793f027ea_k

Foto/Divulgação: Clarildo Menezes

Unidade foi construída pelo governo municipal para atender à demanda da população e será gerenciada pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc)

 

A Prefeitura de Maricá entregou nesta segunda-feira (16/12) a Escola Estadual Darcy Ribeiro. A nova unidade localizada na Rua Goergilie, s/n, no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu foi construída com recursos do governo municipal para atender à crescente demanda da localidade, mas será gerenciada pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc). A obra teve o custo total de cerca de 19 milhões de reais.

A escola conta com 18 salas de aula, dois laboratórios, um auditório, sala de vídeo, biblioteca e quadra poliesportiva. A previsão para 2025 é atender cerca de 1.900 alunos aproximadamente nas modalidades de ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJAI), nos turnos da manhã, tarde e noite.

Foto/Divulgação: Clarildo Menezes

Na abertura da solenidade, alunos da escola estadual fizeram apresentações de canto e dança.

Durante a cerimônia, a secretária estadual de Educação Roberta Barreto reforçou a colaboração entre o governo estadual e o municipal. “É a conclusão de um regime de colaboração entre a prefeitura e o estado. Há quatro anos o Colégio Estadual Darcy Ribeiro foi inaugurado para esta comunidade de uma forma passageira enquanto o prédio pudesse ser construído. A estrutura entrega não somente a dignidade para a educação, mas também a oportunidade da educação ser efetuada num espaço amplo, moderno, que possibilite novas ações pedagógicas, para que aqui seja realmente preservada a melhoria da qualidade do ensino”, afirmou.

Foto/Divulgação: Clarildo Menezes

Legado de Darcy Ribeiro

O prefeito Fabiano Horta destacou o legado deixado por Darcy Ribeiro na construção da educação. “Quando essa escola recebe o nome de Darcy Ribeiro, o que estamos querendo deixar viva nela é a potência, a latência e tudo aquilo que Darcy Ribeiro representou para a construção da educação. Uma escola com biblioteca, auditório, salas de audiovisual, um espaço com amplitude, parte esportiva para que o modelo seja aquele que Darcy Ribeiro sonhou. Uma escola integral, com cultura, esporte, presença do entretenimento, onde os valores humanos possam estar presentes com seu cotidiano, falando com território, com a comunidade, trazendo para cá muito além dos alunos, mas as famílias”, disse o prefeito.

Foto/Divulgação: Clarildo Menezes

O secretário de governo João Maurício de Freitas (Joãozinho) disse que a unidade vai contribuir mais ainda no desenvolvimento das habilidades dos alunos. “Não fazemos aqui só a bela entrega de uma escola com uma estrutura magnífica. O que estamos fazendo é entregar um lar que vai ser de vários jovens desse país. Que aqui seja um local de respeito, da inclusão e da diversidade. Então, o que estamos celebrando aqui é a importância da educação e a importância de poder, entre todos os entes federativos, construir marcos e projetos que possamos mudar a vida das pessoas”, afirmou.

O secretário de Educação Márcio Jardim falou do sentimento de entregar o equipamento público para os jovens estudantes. “É um grande equipamento educacional, uma escola com excelentes condições de trabalho. É uma unidade para acomodar essas crianças, motivá-las ao estudo, ao aprendizado, escola que possa inspirá-las a buscar conhecimento e a se prepararem para a vida. É isso que queremos com esses equipamentos públicos”, assegurou.

Foto/Divulgação: Clarildo Menezes

Diretor geral da unidade, Leandro Gentil, descreveu o sentimento de dever cumprido. “Para todos nós aqui da escola, é um sonho a ser realizado. Saímos de um prédio que, apesar de ter uma estrutura bacana, mas como a escola cresceu muito, o espaço chegou a ser um desafio. Mas sabíamos que daria tudo certo. Então, estamos muito felizes para seguir o ano de 2025 com muito trabalho para a nova diretora que vai assumir e começar com o pé direito”, contou.

 

Fonte: marica.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *