Foto/Divulgação
Além das duas inaugurações, outras nove Cozinhas Comunitárias entrarão em operação ao longo desta semana e da próxima
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), inaugura nesta segunda-feira (22/12) e terça-feira (23/12), novas unidades das Cozinhas Comunitárias Cariocas, ampliando a rede de enfrentamento à fome e à insegurança alimentar no município.
Na segunda-feira, dia 22 de dezembro, às 11h, será inaugurada a Cozinha Comunitária Carioca “Janelas do Futuro”, localizada na Rua Umbuzeiro, 208, em Ricardo de Albuquerque. Já na terça-feira, dia 23 de dezembro, também às 11h, acontece a inauguração da Cozinha Comunitária Carioca “Escolha Certa”, situada na Travessa Santa Terezinha, 03 – Vila Vintém, em Padre Miguel.
Outras unidades também entram em operação
Além das inaugurações, outras cozinhas comunitárias passam a operar nesta semana e na próxima, ampliando ainda mais o atendimento à população em situação de insegurança alimentar.
Entram em operação nesta segunda-feira (22/12/25):
- Cozinha Comunitária Carioca Glorinha – Rua Jornalista Gastão de Carvalho, 303 – Campo Grande
- Cozinha Comunitária Carioca Vó Nicéia – Estrada Guandu da Sena, 2266 – Bangu
- Cozinha Comunitária Carioca Vila Hípica – Estrada do Engenho, 387 – Bangu
- Cozinha Comunitária Carioca Vila Ieda – Rua Moreno Brandão, 42 – Vila Ieda – Campo Grande
Iniciam as operações na terça-feira (23/12/25):
- Cozinha Comunitária Carioca Amor ao Próximo – Rua Almeida de Oliveira, 28 – Guaratiba
- Cozinha Comunitária Carioca Professora Elcineia – Rua Barros de Alarcão, 360 – Pedra de Guaratiba
- Cozinha Comunitária Carioca Gerusa – Rua E, quadra 2, lote 1, casa 15 – Comunidade César Maia – Vargem Pequena
- Cozinha Comunitária Carioca Braços Abertos – Praça João Wesley, 7 – Inhoaíba
Começa a operar no dia 29/12/25:
- Cozinha Comunitária Carioca Esperança – Rua Campo Grande, 3070 – Inhoaíba
Enfrentamento à desnutrição
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, a expansão das cozinhas comunitárias é fundamental para garantir alimentação digna à população mais vulnerável.
“Cada unidade da Cozinha Comunitária Carioca inaugurada é mais uma frente de combate à fome, uma ferramenta de enfrentamento à desnutrição e um instrumento para garantir o suprimento da mais básica das necessidades. São quase 300 pessoas alimentadas por dia de funcionamento em cada unidade, e a ideia é ampliarmos ainda mais esse atendimento, reafirmando o compromisso do Prefeito Eduardo Paes e do Vice-prefeito Eduardo Cavaliere de acolher, da forma mais imediata e eficaz possível, aqueles que mais precisam.”
As Cozinhas Comunitárias Cariocas fornecem ao menos 280 refeições diárias, nutricionalmente balanceadas, com 560 gramas, distribuídas gratuitamente das 11h às 13h, para beneficiários previamente cadastrados.
Desde 2022, o programa já distribuiu mais de 8.018.609 refeições em regiões da cidade com alta incidência de vulnerabilidade social, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de segurança alimentar do município.
Fonte: Prefeitura do Rio/Ascom

