A Prefeitura Municipal de São Gonçalo criou o “Serviço Social Escolar”, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (6), que está sendo implantado nas unidades de ensino municipal. O objetivo é prestar assistência social não somente aos alunos, mas também extensiva aos seus familiares.
Ao Serviço Social Escolar caberá, entre tantas outras competências, o desenvolvimento de atividades técnicas profissionais, através de assistentes sociais do programa, que irá abranger pesquisas de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar; orientação sociofamiliar visando à prevenção da evasão escolar e a melhoria no desempenho do aluno; elaboração de programas que visem a prevenção à violência, o uso de drogas e o alcoolismo; identificação de situações emergentes que expressem dificuldades interpessoais de relacionamento entre alunos, familiares e funcionários, entre outros temas pertinentes ao bom relacionamento entre a comunidade escolar, alunos e familiares. Para o bom andamento do programa haverá visitas sociais domiciliares, acompanhamento de casos sociais apresentados pelos alunos, elaboração de programas para equacionar as deficiências sociofamiliares dos alunos, execução de programas de acompanhamento e assistência psicossocial que atenda a toda comunidade escolar. O Serviço Social Escolar poderá firmar parcerias com entidades e instituições públicas, privadas, assistenciais ou organizacionais, a fim de garantir o encaminhamento de pais e alunos ao atendimento de suas necessidades básicas oriundas do trabalho de pesquisa, realizados pelas profissionais do Serviço Social Escolar. O Serviço Social, através da figura do assistente social, desempenha um importante papel dentro da estruturação do projeto pedagógico e escolar. As suas atribuições dentro do ambiente escolar estão relacionadas à orientação dos profissionais de ensino, com foco para criação de um programa educacional voltado para o contexto social apresentado na comunidade em questão. A lista de atribuições pode variar de acordo com a natureza da instituição de ensino e a metodologia pretendida.