O reitor Antonio Claudio da Nóbrega e Rodrigo Neves. Foto/Divulgação
Município vai investir mais R$ 30 milhões para a universidade desenvolver projetos para a cidade
A Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) vão lançar, em 2026, uma nova edição do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), iniciativa que integra o conhecimento acadêmico ao planejamento estratégico municipal para desenvolver políticas públicas inovadoras.
O PDPA articula a produção universitária com o plano “Niterói que Queremos” e estimula a criação de projetos que resultem em melhorias concretas na vida da população, em áreas como saúde, inovação, inclusão e eficiência na gestão pública. A nova edição está prevista para ser lançada na segunda quinzena de março, com investimento estimado em cerca de R$ 30 milhões por parte da Prefeitura de Niterói, contemplando departamentos e pesquisadores de diversas áreas da UFF.
“O sucesso dessa parceria se explica pela forma como o prefeito compreende o papel da universidade. Temos uma visão muito semelhante: a cooperação precisa ser boa para os dois lados. Este é um momento em que ambos entendemos claramente o valor de ter uma universidade forte em Niterói e, ao mesmo tempo, o quanto a interação com a Prefeitura legitima e fortalece a UFF, tornando-a ainda mais relevante na missão de transformar a vida das pessoas. Quando trabalhamos guiados por missões comuns, ganhamos sinergia. Não existe competição ou disputa de protagonismo; cada instituição cumpre sua missão e, juntas, fazemos muito mais do que faríamos separadamente”, reforça o reitor Antonio Claudio da Nóbrega.
Ainda no início do ano, a Prefeitura realizará o pagamento da nova turma do Aluguel Universitário, benefício que vai contemplar cerca de mil estudantes — a maioria da UFF —, logo na primeira semana de retorno das atividades acadêmicas.
Entre os projetos conjuntos previstos para 2026 também está a inauguração do Polo de Inovação da Cantareira, programado para abril.


