Foto/Divulgação: Luciana Carneiro
Representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Grupo C40 (Grandes Cidades para a Liderança Climática) estiveram, nesta sexta-feira (07), no Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) para conhecer as soluções desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói para a preservação da fauna e flora local. Os visitantes fizeram um tour pelo espaço, conheceram a história do local e aprenderam sobre a participação da população local no desenvolvimento das ações.
A vice-prefeita e secretária do Clima, Defesa Civil e Resiliência, Isabel Swan, acompanhou o grupo durante a visita e destacou a importância do projeto.
“Esse projeto nos orgulha muito. É um processo de Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) nos alagados construídos, limpando essa água que vai para a Lagoa de Piratininga, transformando a lagoa num grande viveiro de pássaros de diversas espécies. É um trabalho que é referência para o Brasil”, afirmou Isabel Swan.
O Ministério do Meio Ambiente vem conduzindo uma agenda com o programa Cidade Verde e Renovação Nítida, no qual consta, pela primeira vez em uma política do Governo Federal, as soluções baseadas na natureza como eixo temático. Além das SBNs, a arborização urbana e o uso sustentável da ocupação do solo são eixos que constam no programa e são essenciais para que as cidades sejam resilientes às questões climáticas.
O diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Maurício da Fonseca Guerra, se mostrou entusiasmado sobre como Niterói já tem exemplos práticos do que o Governo Federal busca.
“Temos aqui uma importante forma de tratamento de esgotos. A conservação da mata ao redor da lagoa demonstra a importância de preservar os maciços junto aos rios. A biovaleta (canal projetado para acumular e escoar águas pluviais) implantada, extremamente adequada e que tem uma capacidade enorme de trazer resiliência climática e biodiversidade. Esse é o exemplo que a gente quer passar. Não tenho dúvida que a cidade de Niterói é referência com esse projeto”, disse Carlos Maurício da Fonseca Guerra.
Sobre o POP – O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis possui 680 mil metros quadrados, 8 píeres e 17 praças, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas pluviais sem o uso de produtos químicos. Ele não apenas protege o meio ambiente e trata as águas dos rios, mas também promove a recuperação de uma área degradada, oferecendo novos espaços para cultura e esporte.
Os jardins filtrantes filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga.

