
Foto/Divulgação
A Prefeitura de Niterói está concluindo uma das obras mais aguardadas da Zona Norte: a nova Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara. O espaço, que vai reunir tecnologia de ponta, cursos e ambientes de convivência, está na reta final de construção e será entregue até novembro, abrindo novas oportunidades para jovens, crianças e adultos da região.
“A Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara simboliza um tempo de avançar para a Zona Norte de Niterói. Estamos levando para esta região oportunidades que unem educação, tecnologia e inovação, com um espaço moderno e inclusivo. Esse equipamento vai transformar a realidade de milhares de jovens, crianças e famílias, abrindo caminhos para o futuro e fortalecendo o desenvolvimento da cidade como um todo”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, destaca a importância estratégica do equipamento para o NAV, o Programa Niterói Audiovisual, que reúne uma série de iniciativas para estimular as produções cinematográficas.
“A PUD Santa Bárbara é um marco para Niterói porque reforça o compromisso da cidade com a inclusão digital e a economia criativa. Ao direcionarmos esse espaço para o ensino tecnológico e audiovisual, estamos abrindo novas oportunidades de formação, geração de renda e desenvolvimento, aproximando jovens, empreendedores e produtores culturais de um setor em plena expansão. Esse é mais um passo para consolidar Niterói como referência em políticas públicas de qualidade no Brasil”, afirma Juliana.
Os trabalhos da Empresa de Infraestrutura e Obras (ION) estão na última fase. Foram concluídas as estruturas metálicas e instalados equipamentos essenciais, como aparelhos de ar-condicionado, elevadores e pisos. Agora, as equipes se concentram nos detalhes finais, como a colocação dos fechamentos em vidro, os revestimentos em ACM e a pintura. A obra também aguarda apenas ajustes na estação de energia que serão realizados pela concessionária responsável.
Com investimento de R$ 26,8 milhões, a Plataforma terá dois andares modernos, com hall de entrada, salas de atendimento, área de estudo, banheiros, copa, sala para workshops e um espaço coberto de convivência. O prédio vai contar com climatização, sistema de prevenção de incêndio, bebedouros, elevador e placas solares para geração de energia, unindo conforto, sustentabilidade e inovação.
Mas o que realmente vai transformar o dia a dia da comunidade são os espaços voltados para educação, lazer e tecnologia. A Plataforma vai abrigar um moderno Espaço E-Sports, com computadores gamers, consoles de última geração e mobiliário especializado, além de um ambiente de convivência mediado pela tecnologia, com wi-fi, poltronas, totens de autoatendimento, tablets e livros. Para as crianças, haverá uma Gruta de Realidade Virtual, que vai oferecer jogos e conteúdos educativos em um espaço inovador. Também será disponibilizado um amplo espaço multiuso, que poderá ser utilizado para cursos, eventos, jogos e outras atividades digitais.