Operação Asfixia. Foto/Divulgação
Operação Asfixia apreende fios de cobre, metais e tubulações e interdita ferros-velhos na cidade
A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Polícia Civil, deflagrou, nesta quinta-feira (5), a maior etapa da Operação Asfixia já realizada na cidade, o que coloca o município cada vez mais como referência na articulação de ações integradas de segurança pública. Com coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e da 4ª Delegacia de Polícia de Área (4ª DPA), a megaoperação mobilizou forças de segurança, fiscalização e inteligência, resultando na apreensão de quase meia tonelada de materiais sem comprovação de origem e na interdição de sete estabelecimentos.
A força-tarefa teve como foco sete ferros-velhos espalhados por bairros estratégicos como Centro, Icaraí, Cubango, Largo da Batalha e Piratininga, identificados após o cruzamento de dados de inteligência do GGIM e da Polícia Civil. Escadas, portas, fios de cobre, tubulações de gás e até uma motocicleta foram recolhidos em ações simultâneas. Todos os estabelecimentos foram interditados pela postura municipal e autuados, sendo que dois deles também foram interditados pela Vigilância Sanitária. Quase meia tonelada de material reciclável — entre fios de cobre, ferro, alumínio e tubulações de gás — foi apreendida, tornando esta a maior megaoperação conjunta entre forças de segurança e inteligência do estado com o município de Niterói.
O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Felipe Ordacgy, destacou que o município seguirá intensificando as ações integradas para interromper a cadeia de furtos e receptação.
“Vamos intensificar as operações integradas que visam combater o comércio ilegal de peças e equipamentos provenientes de furtos, que alimentam a criminalidade e prejudicam os serviços públicos essenciais. Esse trabalho em conjunto com as forças de segurança tem sido fundamental”, afirmou.
A megaoperação, coordenada pelo GGIM e pela 4ª DPA, contou com uma força-tarefa integrada por equipes de policiais civis da 4ª DPA, 76ª DP, 77ª DP, 78ª DP, 79ª DP e 81ª DP, inteligência do GGIM, FIPO/SEOP, CAT/GCM, fiscais da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói, Nittrans e profissionais da CLIN.
A Operação Asfixia é uma das principais estratégias da Prefeitura, em parceria com as forças de segurança, para combater a criminalidade de forma preventiva, interrompendo a cadeia de receptação e escoamento
—

