combate_rolezinho_niteroi

Foto/Divulgação

O grupo de motoqueiros, que se reuniu inicialmente no Fonseca, foi flagrado pelas câmeras do Cisp

Dez motos foram recolhidas pela Guarda Municipal de Niterói após uma operação integrada da Prefeitura com a Polícia Militar para coibir a prática ilegal conhecida como “rolezinho”, na madrugada desta quinta-feira (08). A ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em conjunto com o 12º Batalhão da Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Nittrans, contou com o monitoramento em tempo real do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Foto/Divulgação

“A qualidade de vida do morador de Niterói é uma das prioridades da Prefeitura. Por isso, estamos fazendo um investimento grande há 10 anos na segurança de Niterói com mais de R$ 1 bilhão de reais. Essa operação reflete a integração das nossas forças contra grupos que incomodam e perturbam a vida e o sono do cidadão” reforçou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

As imagens das câmeras do Cisp indicaram que o grupo veio do Fonseca e circulou em Niterói passando pelos bairros de Santa Rosa e Icaraí. Com o cerco montado pelas equipes da Guarda Municipal, Nittrans e PM em pontos estratégicos da cidade, os motociclistas começaram a se dispersar e, assim, foram abordados em vários pontos do Centro, Icaraí e São Francisco. As 10 motos recolhidas foram direcionadas ao depósito público de Niterói e autuadas em um conjunto de infrações de trânsito.

Além de ações contra os “rolezinhos”, motos barulhentas também estão no foco da Prefeitura. Desde fevereiro, mais de 1.900 motos foram abordadas e 300 motociclistas foram multados na cidade de Niterói. A ação conta com blitzes específicas para a fiscalização de motos e com um trabalho de monitoramento para identificar a movimentação de grupos de motociclistas na cidade, realizado todos os dias, 24 horas, no Cisp.

“Nossas ações são resultado do planejamento integrado à tecnologia e expertise de vários órgãos. Ativamos o cerco e, através do monitoramento do Cisp, conseguimos ter uma tomada de decisão assertiva para interromper o ‘rolezinho’. Vamos continuar agindo para frustrar tentativas futuras”, destaca o coronel Gilson Chagas, secretário de Ordem Pública de Niterói.

Cisp – Com 522 dispositivos e 10 portais de segurança nas entradas e saídas, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) monitora a cidade 24 horas por dia. As 120 câmeras de cercamento são capazes de reconhecer fragmentos de placas, letras e números e os robôs reconhecem cores. Graças ao sistema de Cercamento Eletrônico, mais de 600 veículos envolvidos em crimes ou clonados foram recuperados desde 2019 com a implantação das câmeras inteligentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *