
Foto/Divulgação: Bernardo Gomes
Reunião aconteceu na Casa do Projeto Maricá 2030 (Centro) e discutiu a produção de artesanato local
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, promoveu nesta quarta-feira (07/05) a apresentação de dois projetos voltados para a valorização dos artesãos e da cultura do município. O encontro, que aconteceu na Casa do Projeto Maricá 2030 (Centro), contou com a presença da primeira-dama Gabriela Lopes e da estilista carioca Alessa.
Um dos projetos é Núcleo de Articulação das Feiras Locais de Maricá (ArteMar), voltado para a valorização do artesanato e para programação de feiras locais. O outro é o Polo de Moda e artesanato de Maricá (Pomart), que tem como proposta fomentar o ecossistema de moda e confecção, unindo criadores, empreendedores, estudantes e fornecedores em um ambiente de inovação e colaboração.
“Projetos como o ArteMar e o Pomart mostram o quanto Maricá está comprometida com a valorização da cultura local. O artesanato me motiva e me encanta. Acredito que o Polo de Moda será uma inovação incrível para a cidade, pois a moda é expressão, identidade, o que escolhemos vestir e a imagem que queremos transmitir. É única, pessoal e cheia de significado”, destacou Gabriela Lopes.
Elogiando as peças de artesãos expostas no local, a estilista Alessa destacou a importância de movimentos voltados para os artistas. “É muito bom ver que aqui temos tantas iniciativas que fomentam o artesanato e os artesãos. Quero vestir Maricá, pois aqui temos lindas paisagens para serem ilustradas em minhas peças! É muito importante estarmos juntos em um movimento tão lindo, pois precisamos levar e elevar o artesanato local. Saio daqui com muita inspiração”, comentou.

Também participaram da apresentação a secretária de Trabalho e Emprego, Rosana Horta; o secretário de Economia Solidária, Matheus Gaúcho; a secretária de Comunicação, Danielle Oliveira; e a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos.
Um dos focos da proposta é utilizar o Mercado Municipal de Maricá como espaço estratégico para a consolidação da economia criativa, reunindo produção artesanal, moda autoral, cultura e gastronomia em um mesmo ambiente. O secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre, também comentou sobre o impacto estratégico para o município.
“As feiras representam uma grande conquista para o artesanato local. Nosso objetivo é organizar, fortalecer e dar visibilidade às feiras, gerando renda e movimentando o turismo. É uma ferramenta de conexão entre tradição, identidade e desenvolvimento econômico”, destacou o secretário.
“A integração entre os projetos fortalece não apenas a economia criativa de Maricá, mas também coloca a cidade em evidência, destacando a valorização da produção local. E é isso que pretendemos, pois moda é comunicação. Dar destaques para os trabalhadores. Além de ser o principal objetivo do prefeito Washington Quaquá e da primeira-dama Gabriela Lopes”, finalizou Danielle Oliveira, secretária de Comunicação.

Sobre os coletivos
O Núcleo de Articulação das Feiras Locais de Maricá (ArteMar) é voltado para a valorização do artesanato, organização de agendas das feiras do município, curadoria de peças e promoção do artesanato como vetor turístico e cultural. O ArteMar integra iniciativas como a Feirarte (Turismo), Maricá Mostra Cultura (Cultura), Feira Livre Solidária (Economia Solidária), Agricultura Familiar (SECAPPA), Feira da Colmeia (Instituto Colmeia/CODEMAR) e Feira Natureza, Arte e Cultura (AMEI/SPPE).

Já o Polo de Moda e artesanato de Maricá (Pomart) surgiu como um novo arranjo produtivo local com a proposta de fomentar o ecossistema de moda e confecção, unindo criadores, empreendedores, estudantes e fornecedores em um ambiente de inovação e colaboração. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Codemar e SENAI CETIQT.
Fonte: marica.rj.gov.br