
Foto/Divulgação
A Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Obras (SEMOB), de Serviços Públicos (SEMSERP), Defesa Civil e com apoio do Governo do Estado, atua com urgência em um trecho da Avenida 22 de Maio, na altura do bairro Rio Várzea, onde parte da pista cedeu na noite da última sexta-feira (04/04), devido ao grande volume de chuvas que atingiu o município. O local integra o cronograma das obras de revitalização e urbanização da principal via da cidade.
O prefeito Marcelo Delaroli esteve no local ainda na noite do ocorrido e retornou na manhã de sábado (05/04), acompanhado de autoridades municipais, do deputado federal Altineu Cortes e do secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades, Douglas Ruas.
“Agradeço muito ao Governo do Estado e ao nosso governador, Cláudio Castro, que ficou o tempo inteiro com a gente no telefone, preocupado e atento à situação. Ele prontamente enviou toda a estrutura necessária para que pudéssemos agir rapidamente e reparar, o quanto antes, esse dano”, declarou Marcelo Delaroli.
É importante informar que o incidente aconteceu no final de uma escavação, onde o solo estava instável devido às obras de movimentação de terra e ao intenso volume de chuvas. Parte do material foi levado pela água, provocando o descalçamento do trecho.
O secretário das Cidades do Estado do Rio de Janeiro, Douglas Ruas, também destacou a ação imediata do governo estadual.
“Esse é um trecho da obra onde está sendo feita uma movimentação de solo e, por conta disso, o terreno estava muito instável. O acúmulo das chuvas fortes fez com que uma parte cedesse, mas desde o primeiro momento o governador Cláudio Castro determinou total apoio, em contato com o deputado estadual Guilherme Delaroli, o prefeito Marcelo e o deputado federal Altineu Cortes. Estamos aqui para garantir que a normalidade seja restabelecida o mais rápido possível”, afirmou Ruas.

O deputado federal Altineu Cortes ressaltou o empenho da Prefeitura e do Governo do Estado para contornar os impactos da situação.
“Estamos aqui em Itaboraí, onde ontem aconteceu esse acidente na 22 de Maio. O prefeito estava no local no momento e passou a madrugada inteira aqui. O governador Cláudio Castro entrou em ação imediatamente. Se Deus quiser, vamos recuperar tudo sem danos à população”, afirmou Altineu Cortes.
A Prefeitura informa ainda que, inicialmente, o local contava com duas galerias contínuas, que estavam estruturalmente condenadas. Agora, com apoio técnico e jurídico, será realizada uma ampliação da estrutura, com a construção de uma ponte de aproximadamente 10 metros de largura por 60 metros de extensão, o que irá melhorar significativamente o fluxo do rio e garantir maior segurança viária.
Vale destacar que as equipes responsáveis seguem trabalhando na contenção da área afetada, para evitar o avanço da erosão e permitir a continuidade das obras com segurança, sem comprometer a estrutura da via e minimizando os impactos ao trânsito.
Fonte: Prefeitura de Itaboraí