Rodrigo Neves visita Escola Municipal Paulo Freire - Foto Claudio Fernandes (4)

Rodrigo Neves visita Escola Municipal Paulo Freire - Foto/Divulgação: Claudio Fernandes

Unidade recebeu intervenções estruturais e conta com a primeira cozinha climatizada da rede

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou, nesta terça-feira (10), a Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, para conferir a reforma da unidade, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Municipal de Educação.

Ao lado do secretário municipal de Educação, Bira Marques; da presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello; da primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves; e do administrador regional do Fonseca, Cubango e Caramujo, Andrigo, o prefeito acompanhou as melhorias realizadas na escola.

Fotos/Divulgação: Claudio Fernandes

O grande destaque da modernização é a construção do novo complexo de alimentação, que conta com refeitório, despensa e a primeira cozinha com ar-condicionado de toda a rede municipal de ensino. A inovação faz parte de um projeto amplo de climatização, que instalou mais de 100 aparelhos de ar-condicionado na unidade, garantindo conforto térmico para alunos e profissionais, além de outras intervenções. Além disso, o Laboratório Maker é uma das grandes novidades.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o investimento reforça o compromisso do município com a valorização da escola pública.

Fotos/Divulgação: Claudio Fernandes

“Investimos muito nesta escola, que inicia o ano letivo com estrutura nova, incluindo o Laboratório Maker, meta de 2026. Hoje são centenas de estudantes atendidos aqui, do Fonseca, Caramujo e região. Niterói também é referência em Educação Especial, que já é exemplo para o Rio de Janeiro e para o Brasil. A educação é a política pública mais importante para reduzir desigualdades”, afirmou Rodrigo Neves.

Nova infraestrutura – A escola passou por uma transformação completa em sua infraestrutura. Além do novo refeitório, foram construídos vestiários e uma nova quadra poliesportiva. A Escola Municipal Paulo Freire ainda ganhou novos ambientes com os laboratórios Maker, de Inovação e de Ciências, que vão reproduzir a experiência dos clubes do Centro de Formação Darcy Ribeiro. A unidade é uma das 12 escolas de Ensino Fundamental II que vão receber equipamentos por meio do Programa Mais Ciência na Escola, firmado em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

A conclusão da obra marca uma vitória para a comunidade escolar, como destaca o secretário municipal de Educação, Bira Marques.

“Depois de um ano de muitos investimentos, conseguimos concluir essa obra, com a entrega de aparelhos de ar-condicionado, nova quadra, nova cozinha e outras melhorias. Agora, o Laboratório Maker é a grande novidade, dentro das metas estabelecidas pelo prefeito, para garantir mais qualidade para nossas crianças e para nossos professores. Este ano começa muito bem aqui na nossa querida Paulo Freire”, ressaltou.

A unidade também recebeu intervenções estéticas e estruturais, como a concretagem do pátio, pintura interna e externa e a substituição de pastilhas nas salas de aula, promovendo um ambiente mais seguro, funcional e adequado ao processo de ensino e aprendizagem.

“Eu lembro quando você inaugurou essa escola, prefeito. Você morou no Fonseca e sempre lutou para que ela saísse do papel. Agora segue batalhando por essa nova estrutura, ampliando e melhorando a qualidade. A gente sabe que o espaço também educa, e estamos aqui para garantir sempre o melhor para os estudantes”, afirmou a gestora Fernanda Sixel Neves.

O aluno do 8º ano e presidente do grêmio estudantil da unidade, Luiz Otávio Santos, de 14 anos, está encantado com a reforma.

“Estou muito feliz. A escola está ainda melhor. Estudo aqui há quatro anos e a escola mudou muito. Os alunos estão animados com as melhorias”, contou.

Incentivando o hábito da leitura, a biblioteca da unidade também foi completamente reformada, ganhando novos mobiliários, ambiente climatizado e um acervo ampliado, com mais de 300 novos títulos incorporados.

Outro avanço importante foi a construção de uma nova quadra poliesportiva, ampliando as possibilidades de práticas esportivas, atividades integradas ao currículo e ações de convivência escolar. O espaço é a segunda quadra da unidade, somando-se à quadra já existente, que também foi completamente reformada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *