Diplomação

Diplomação. Foto/Divulgação

Solenidade na Câmara de Niterói também oficializou a eleição dos vereadores para a legislatura de 2025

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, e a vice-prefeita eleita, Isabel Swan, foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral, nesta quarta-feira (18), em uma cerimônia oficial realizada no Plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói. O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Niterói, Axel Grael, representantes da sociedade civil e convidados especiais, celebrando o fechamento de um ciclo eleitoral e o início de um novo período de governança para a cidade.

 

Diplomação. Foto/Divulgação

“Niterói é a nossa causa comum. Nós amamos essa cidade, e eu, particularmente, tenho um vínculo muito especial com ela. Meu bisavô chegou aqui em 1916, vindo de Campos, e teve um papel fundamental na história do Rio de Janeiro, presidindo o Tribunal de Justiça em 1923. Ele criou seus filhos na cidade, que para nós sempre foi um ponto de união e afeto. Niterói tem belezas naturais extraordinárias, e para mim, é a cidade mais linda do mundo. Toda vez que volto de viagem e chego à Niterói, tenho a sensação de estar chegando em casa. Quem tem a oportunidade de viver aqui, sabe que Niterói é o lugar mais lindo do mundo, e por isso, sou o prefeito mais feliz do mundo, governando essa cidade maravilhosa”, disse, emocionado, Rodrigo Neves.

O prefeito eleito também falou sobre a importância de dar continuidade ao desenvolvimento da cidade. Ele reconheceu os avanços realizados na gestão anterior, mencionando que, com a administração do prefeito Axel Grael, a cidade foi preparada para um novo ciclo de crescimento. Porém, alertou que Niterói, assim como o Brasil, ainda enfrenta grandes desafios, como o déficit de moradias e o problema da segurança pública.

“Eu acredito em Niterói e acredito no nosso potencial. Somos uma cidade que, ao longo dos anos, demonstrou uma capacidade única de superação e desenvolvimento. Enfrentamos desafios, sim, mas sempre buscamos soluções com coragem e inovação. E é com esse espírito de união e trabalho coletivo que vamos avançar ainda mais nos próximos anos. Vamos continuar transformando Niterói em uma cidade mais justa, mais inteligente e mais inclusiva para todos. Juntos, podemos alcançar ainda mais conquistas e fazer de nossa cidade um exemplo para o Brasil e para o mundo”, frisou.

Após a solenidade, o prefeito eleito Rodrigo Neves destacou as primeiras medidas de seu novo mandato. A primeira é a inclusão de 9,5 mil novos beneficiários na Moeda Social Arariboia, que vai atender mães de crianças com deficiência, idosos de baixa renda e famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A segunda medida é a criação do programa Niterói Empreendedora, que lançará um fundo de R$ 200 milhões para apoiar microempresas e negócios de médio porte. Por fim, foi anunciada a atualização do Plano Niterói que Queremos, com foco no planejamento estratégico da cidade até 2050.

Rodrigo Neves foi eleito nas eleições de 2024 com 156.067 votos, ou 57,20% dos votos válidos no segundo turno. Já tendo exercido o cargo de prefeito entre 2013 e 2020, o sociólogo é reconhecido pelo seu trabalho em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana.

Para Isabel Swan, vice-prefeita eleita, é um desafio e uma honra ser a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita de Niterói, após 55 mandatos masculinos.

“É a primeira vez na história que uma mulher é vice-prefeita de Niterói, e estou muito honrada com essa posição. Podem ter certeza e confiança de que colocarei toda a minha energia, que vem de uma trajetória no esporte, uma trajetória olímpica. Eu quero fazer história com o prefeito Rodrigo Neves, em quem tenho muita confiança. Vamos governar com amor, governar com escuta, governar com energia e governar com inovação. Essas são as marcas que acredito. O pleito do Pan-Americano já sinaliza para a cidade uma integração com o Rio, uma internacionalização de Niterói. Vamos em busca disso, em busca de tornar Niterói uma cidade que seja exemplo para o Brasil em suas políticas públicas”, ressaltou a vice-prefeita eleita.

Primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica na vela, Isabel fez história nos Jogos de Pequim, em 2008, ao conquistar o bronze na classe 470, ao lado de Fernanda Oliveira. Além disso, ela é campeã sul-americana em 2015, campeã da Copa Brasil em 2016 e 2017, e finalista na classe Nacra 17 nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Em sua última participação olímpica, em Paris 2024, venceu uma das etapas da classe 470 mista, aos 40 anos. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Gestão de Projetos pelo Ibmec, Isabel atualmente conclui um mestrado em Olimpismo.

A cerimônia foi conduzida pela juíza da 72ª Zona Eleitoral, Simone Ramalho Novaes, que reforçou o significado do ato.

“Ao longo desses meses, os eleitores tiveram a oportunidade de conhecer seus candidatos, suas ideias e programas e escolherem de forma livre e consciente seus representantes, que irão governar nossa cidade pelos próximos quatro anos. Os diplomas entregues nesta data simbolizam a confiança depositada pelos eleitores aos candidatos eleitos e os que formam atos ao exercício de suas funções. A confiança depositada pelo eleitor em cada um dos senhores é algo a ser honrado diariamente. O verdadeiro significado da diplomação é a responsabilidade de representar, de legislar, de governar com a visão de um futuro melhor, mais justo e mais inclusivo para todos os da nossa cidade”, informou.

Além do prefeito e da vice-prefeita, foram diplomados também os 21 vereadores eleitos em 2024, que representarão os moradores de Niterói na Câmara Municipal nos próximos quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *