WhatsApp-Image-2025-05-12-at-15.36.46-1-2048x1365

Foto/Divulgação: Thamyris Mello

Projetos desenvolvidos no município são referência para outras cidades do estado

 

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, recebeu nesta segunda-feira (12/05), em seu gabinete, o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão. Ex-governador do Rio, Pezão visitou Maricá para conhecer as políticas públicas implementadas e os projetos estruturantes em desenvolvimento no município.

Após a reunião na sede da prefeitura, Pezão seguiu para o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. O imóvel, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, reúne parte do acervo do antropólogo e escritor brasileiro. A visita foi acompanhada pelo presidente da empresa de Cultura e Turismo de Maricá, Antônio Grassi.

“Foi um prazer receber o [Luiz Fernando] Pezão. Não podia deixar de trazê-lo à Casa Darcy Ribeiro. Esse espaço emana cultura, igualdade e a sociabilidade que queremos para o povo brasileiro”, disse Quaquá.

“Agradeço pela generosidade de prestar esse tempo para estarmos tomando esse banho de cultura e civilização. Seus projetos são visionários e estruturantes, enxergando muito além do petróleo. Vendo a sua administração entendemos o poder da liderança de Maricá para todo o Estado do Rio de Janeiro”, emendou Pezão.

Foto/Divulgação: Thamyris Mello

A casa que virou museu

A Casa Darcy Ribeiro passou por uma reestruturação e foi transformada em museu para fazer ecoar a produção do pensador, morto no final da década de 1990.

Lembranças do seu diário, fardão da Academia Brasileira de Letras, fotografias de diversas etnias indígenas conversam com a produção cultural tanto da época quanto a contemporânea, como o funk, hip hop e instalações audiovisuais imersivas

Foto/Divulgação: Thamyris Mello

O imóvel, projetado pelo renomado arquiteto e amigo de Darcy, Oscar Niemeyer, fica na Praia de Cordeirinho e foi adquirido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Nos últimos anos, um minucioso trabalho de pesquisa e museografia ficou a cargo do artista Gringo Cardia. Inaugurado em junho de 2024, o espaço tem exposições permanentes com visita guiada, espaços de convívio, gravação de podcasts e cursos sobre a cultura brasileira e a produção de Darcy Ribeiro. Tudo gratuito.

 

Fonte: marica.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *