A nova solução de atendimento busca ampliar oportunidades de emprego para pessoas surdas. Lançamento em setembro celebra o mês da luta pela inclusão social de pessoas com deficiência.
Agora as empresas fornecedoras da Petrobras terão a oportunidade de ampliar suas ações de inclusão e diversidade social por meio do Portal Petronect. No Mês Oficial da Luta e Valorização pela Inclusão Social da Pessoa com Deficiênica, o Setembro Verde, a Petronect lança um novo serviço de atendimento no portal, agora na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em uma parceria com a AME, a partir de hoje (23), a Petronect se torna o primeiro portal de compras públicas a oferecer suporte em Libras, um avanço crucial para a inclusão da comunidade surda no mercado de trabalho e no ambiente digital.
Com mais de 600 mil usuários relacionados a mais de 170 mil empresas cadastradas para fornecer para a Petrobras, das quais mais de 88% são de médio e grande porte, a Petronect tem como objetivo fomentar mais oportunidades de emprego para pessoas surdas e viabilizar as possibilidades para que as empresas cumpram as exigências da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei 8.213/91). De acordo com a lei, empresas de médio e grande porte devem reservar uma porcentagem de suas vagas para pessoas com deficiência, que varia de 2% a 5%, dependendo do tamanho da empresa.
O novo serviço suporta o acesso de profissionais surdos a todas as soluções do Portal Petronect. A ferramenta ICOM, desenvolvida pela AME, é reconhecida por sua tecnologia avançada que permite a comunicação em tempo real por meio de videochamadas, mediadas por intérpretes de Libras. Com mais de 100 clientes, 60 intérpretes e 95 mil usuários, a ICOM é essencial para garantir que pessoas surdas possam se comunicar no seu idioma próprio, quebrando barreiras de comunicação que historicamente limitaram o acesso a diversos setores sociais, essencialmente, no mercado de trabalho.
Inclusão na prática
Marcelo Bonniard, CEO da Petronect, compartilha o entusiasmo com a efetivação do projeto: “Estamos imensamente orgulhosos em anunciar a implementação do novo serviço, especialmente em uma data tão importante para a sociedade. Este passo representa um compromisso firme da Petronect com a inclusão e a acessibilidade. Acreditamos que, ao integrar a comunicação em Libras, estamos não só ampliando nosso alcance, mas também criando novas oportunidades de emprego para a comunidade surda”, destacou Bonniard.
A inclusão de Libras no Portal Petronect busca contribuir com a transformação do atual cenário e promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no mercado. A implementação da nova tecnologia permitirá que, empresas fornecedoras da Petrobras, possam contratar profissionais surdos para atuar com o portal, ampliando assim o espectro de oportunidades para essa comunidade.
Impacto real
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população surda no Brasil é de aproximadamente 3 milhões de pessoas, ou seja, mais de 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas, um mercado significativo que constantemente é sub-representado em termos de oportunidades de emprego e acesso a serviços. A introdução da comunicação em Libras no Portal Petronect não só facilitará a inclusão desses indivíduos no mercado de trabalho, mas também ampliará o alcance das empresas para um público mais diverso.
A segurança, que é um dos principais pilares da Petronect, seguirá sendo prioridade com a implementação do novo serviço. O Diretor de Operações da empresa, Rainer Muhlaus, comenta: “Na Petronect, a segurança e a integridade dos processos de compras são nossas maiores prioridades. Com a implementação da nova solução de atendimento em Libras, vamos garantir que a inovação não comprometa a segurança dos dados e transações. A tecnologia da ICOM foi selecionada pela sua capacidade de promover a inclusão, como também por seu robusto sistema de segurança, que assegura a proteção das informações de nossos usuários”.
Além disso, a iniciativa reforça o compromisso da Petronect com a acessibilidade e a inclusão social. Ao estabelecer um novo padrão de atendimento inclusivo, a Petronect demonstra liderança e inovação em um setor tradicionalmente resistente a mudanças, B2B, abrindo caminho para outras empresas seguirem o exemplo e adotarem práticas semelhantes.
“A introdução da comunicação em Libras no nosso portal é uma grande conquista para a Petronect e para todos os nossos parceiros, clientes e colaboradores. Com essa iniciativa, esperamos facilitar a integração de pessoas surdas no mercado de trabalho e proporcionar um atendimento mais inclusivo e eficiente. A parceria com a ICOM nos permite oferecer um serviço de qualidade, garantindo que todos os nossos usuários tenham acesso às informações e oportunidades que precisam e merecem. Acreditamos que o impacto que isso terá seja muito positivo e estamos ansiosos para ver as novas possibilidades que surgirão para a comunidade surda”, comentou Samuel Souza, Diretor de Relacionamento da Petronect.
A AME, ONG responsável pelo desenvolvimento da plataforma ICOM, tem uma trajetória consolidada na promoção da inclusão de pessoas com deficiência. Com mais de 30 anos de experiência e a criação do AME Lab, a ONG tem sido fundamental na digitalização de serviços e produtos voltados para a inclusão social. A parceria com a Petronect vem para trazer toda essa bagagem para o setor de Petróleo e Gás, ampliando as oportunidades de trabalho e incentivando a produção de ações e iniciativas de diversidade e inclusão.
Para conhecer o atendimento em Libras em tempo real no Portal Petronect, acesse: https://www.petronect.com.br/
Fonte: Gabriella Marinho