Após 2 anos sem tapete de sal evento atrai público recorde em demonstração de fé
Em clima de fé e esperança, cerca de 100 mil fiéis acompanharam as celebrações de Corpus Christi em São Gonçalo. Após dois anos sem a confecção daquele que é considerado o maior tapete de sal da América Latina, cristãos puderam vivenciar o importante momento de manifestação de fé. Neste ano, duas grandes novidades marcaram a solenidade: o horário da confecção do tapete e da Santa Missa e a procissão iluminada por velas, que emocionou os milhares de fiéis que acompanharam o cortejo.
A Santa Missa foi celebrada pelo Arcebispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano Pena, que destacou a fé por dias melhores e o amor entre os cristãos.
“Meu coração se enche de felicidade por poder reencontrar novamente milhares de fiéis nas celebrações de Corpus Christi, seguidores de Jesus Cristo que sempre estiveram presentes no meu coração. Hoje pudemos voltar a nos reunir para celebrar a fé. Nas três leituras da Santa Missa pudemos perceber que acima de tudo esse é um momento de amor”, destacou Frei Alano.
“Que alegria poder nos reunirmos novamente para celebrar Jesus Cristo. É muito bonito olhar e ver esse mar de gente. É assim que queremos manifestar nossa fé em Cristo, de maneira pública”, disse o padre André Luís Siqueira, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo.
Além do prefeito Capitão Nelson, estiveram presentes nas celebrações de Corpus Christi o vice-prefeito Sérgio Gevú, a primeira-dama Dona Marinete, o chefe de gabinete Eugênio Abreu, o presidente da Câmara dos Vereadores Lecinho Bretas, secretários municipais e vereadores.
A confecção do tapete foi iniciada por volta das 6h30, quando cerca de 6 mil voluntários receberam as 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e serragem para dar vida às ilustrações com os temas: “130 Anos da Arquidiocese de Niterói”, “Padroeiro das paróquias”, “Sínodo 2021/2023: Por uma Igreja Sinodal”, “Campanha da Fraternidade”, “Paz” e “Eucaristia”. Por volta das 11h, o tapete estava praticamente pronto, e milhares de pessoas já percorriam as ruas.
A mudança de horário foi o principal motivo de tantas pessoas participarem da confecção deste ano. A celebração de Corpus Christi na cidade sempre foi realizada com a confecção do tapete durante a madrugada de quinta-feira, com a missa e procissão acontecendo no final da manhã. Neste ano, pela primeira vez, o tapete foi confeccionado durante a manhã.
Célia Nunes, responsável pela pastoral da criança da Igreja Matriz, participou do evento pela primeira vez. E o tapete que ela coordenou foi um dos primeiros a ficar pronto.
“Das outras vezes eu não me sentia segura de ficar aqui a madrugada toda. Esse ano está muito melhor porque depois da confecção, as pessoas ainda podem ver os tapetes durante todo o dia. Nosso tapete representa a paz mundial e ficou pronto às 9h30m. Começamos bem cedinho”, disse.
As atividades no palco em frente à Igreja Matriz começaram às 8h com louvores da banda Angelus, contação de história com o tema “A vida de São Gonçalo” e a história da evangelização em São Gonçalo. Às 15h, os músicos voltaram ao palco e cantaram louvores até o início da Santa Missa.