Neste período, 135 operações foram realizadas e 1.626 motos removidas; Destas, 528 com problemas de placas
Lançada há exatamente um mês, no dia 18/7, a força-tarefa do estado, que reúne agentes do Detran.RJ, do Detro, policiais militares e policiais civis para reprimir a circulação de motos sem placas e de veículos irregulares alcança números bem expressivos: mais de 10 mil abordagens, quase 8 mil autuações, 135 operações realizadas, 1.668 motos rebocadas (destas, 528 com problemas de placas) e 126 CNHs recolhidas por motivos diversos – carteiras de habilitação vencidas, cassadas, suspensas ou com o motociclista sem capacete.
Hoje, quinta-feira (18/8), as operações acontecerão, no turno da manhã, em Santa Teresa (Rua Almirante Alexandrino, na altura da Rua Santa Cristina), em Bangu (Rua General Gomes de Castro com Rua Marechal Falcão da Frota- Padre Miguel) e em Piratininga (Avenida Vereador Carlos Roberto Boechat – saída do túnel, sentido Cafubá, após o Posto de Operação da Prefeitura).
As seis principais infrações registradas neste primeiro mês de operações de fiscalização de veículos irregulares foram: licenciamento atrasado (23%); condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir (12%); veículo com sistema de iluminação ou sinalização alterado (12%); veículo em mau estado de conservação (10%); direção sem o uso do cinto de segurança (4%); e condução de veículo sem uma das placas (2%).
Outros dados relevantes do balanço deste primeiro mês das operações de fiscalização: 262 Automóveis removidos, uma moto roubada recuperada, duas vans e um caminhão recolhidos ao depósito por irregularidades.
Ampliada recentemente para a Região Metropolitana do Estado, as operações de fiscalização continuam acontecendo todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Os locais são determinados seguindo um planejamento estratégico, escolhidos conforme denúncias que chegam ao Detran.RJ e por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) – que identificou um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam em motocicletas para cometer delitos.
SOBRE AS OPERAÇÕES:
Diariamente, são mobilizados cerca de 20 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro, em cada uma das operações diárias, que continuarão nos próximos dias. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares estão atuando com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão, também, em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.
Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, está disponibilizando os reboques que transportam os veículos apreendidos para dois pátios – localizados nos bairros Engenho da Rainha e Vargem Grande. Os agentes do Detro também estão reprimindo o transporte clandestino durante as operações.