Profissionais foram orientados sobre a importância das consultas médicas periódicas
Mais uma “Operação Saúde” levou vacina, exames e informações para os pescadores do bairro Gradim, em São Gonçalo. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca, foi realizada nesta quarta-feira (7), na sede da Associação de Pescadores Livres do Gradim e Adjacências.
Todos os pescadores atendidos durante a iniciativa fazem parte do projeto “Águas da Guanabara”, que atua com a coleta de resíduos sólidos na Baía de Guanabara, quantificando e qualificando os materiais recolhidos e os impactos que eles possuem sobre a fauna e flora da Baía.
“Nós sabemos que homem não costuma ir a consultas médicas, não cuida da saúde como a mulher. Nosso objetivo com essa Operação é levar atendimento e conscientizá-los sobre a necessidades desses serviços. Eles ficam muito expostos ao sol, por exemplo, e precisam de cuidados especiais com a pele, por exemplo”, explica Aline Serra, coordenadora do Neps.
Por esse motivo, dermatologistas atenderam os pescadores, dando dicas de como se proteger da exposição ao sol durante o período de trabalho. Lúcio Gomes, de 39 anos, disse que foi orientado a realizar uma consulta para exames, devido a manchas que tem no braço.
“Eu trabalho há 10 anos como pescador e a gente não se preocupa muito com o sol. Às vezes, nem protetor eu passo. Eu tenho algumas manchas na pele de queimadura mesmo, mas a médica me pediu para buscar atendimento e examinar algumas marcas suspeitas”, disse.
Durante a ação, todos receberam um kit com camisa, luvas e protetor solar.
Além dos pescadores, suas esposas e outros moradores da região também tiveram acesso a testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, vacinação, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e auriculoterapia.