As Olimpíadas e Paralimpíadas da Melhor Idade podem ser implementadas no Estado do Rio, com o objetivo de promover a competição esportiva entre os idosos. É o que autoriza o Projeto de Lei 4.560/21, de autoria do ex-deputado Ronaldo Anquieta, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta terça-feira (13/09). A proposta ainda precisa ser votada em segunda discussão pela Casa.
A competição será destinada a idosos com idade superior a 60 anos, que devem apresentar documento para comprovação. De acordo com a norma, serão outorgados medalhas e diplomas de Honra ao Mérito aos primeiros, segundos e terceiros colocados em cada modalidade, e aos demais será concedido certificado de participação.
O evento deverá ser realizado preferencialmente em outubro, na semana internacional do idoso, em todo o estado com jogos nas modalidades bocha, xadrez, truco, jogos de dama, sinuca e dominó – além de esportes com esforço físico. Durante a realização das olimpíadas e paralimpíadas, serão oferecidos cursos e palestras sobre orientações para promover uma melhor qualidade de vida aos idosos.
Os atletas de modalidades com esforço físico deverão passar por uma avaliação médica obrigatória e gratuita. O evento deverá ser coordenado e desenvolvido pelas Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. O texto autoriza a realização das finais na capital, com custeio da viagem e da hospedagem dos atletas.
A medida autoriza, ainda, o Poder Executivo a firmar parcerias com a iniciativa privada e com entidades desportivas para proporcionar as olimpíadas e paralimpíadas. O Governo do Estado deverá regulamentar a norma. “A olimpíada será muito oportuna para socialização das pessoas em processo de envelhecimento e dos idosos, bem como para proporcionar aos mesmos agradável lazer e divertimento”, justificou o autor.