Foto/Divulgação: Bruno Mirandella
Representantes de cada região também levaram suas demandas a membros do TJRJ e do TRT1
A Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) realizou, no último fim de semana, em Mangaratiba, na Costa Verde, o II Colégio de Presidentes de Subseção, evento que reúne as lideranças das 64 subseções da OAB-RJ espalhadas por todo o estado. O objetivo do encontro é coordenar ações estratégicas em benefício da classe, com foco em capacitação, benefícios, defesa das prerrogativas e da celeridade processual em cada região, além de questões internas e de melhorias nos serviços.
Uma das primeiras atividades da conferência foi uma reunião das lideranças da advocacia com o vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), desembargador Gustavo Tadeu Alckmim. Em pauta, as dificuldades e desafios das varas trabalhistas fluminenses. A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, agradeceu a presença do magistrado e seu empenho para ouvir as demandas e sugestões da advocacia voltadas ao aperfeiçoamento da jurisdição.
A plenária seguinte contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em mais uma iniciativa da diretoria da Seccional para ampliar o diálogo institucional e fortalecer a advocacia em todo o estado. Participaram dos debates o juiz auxiliar da Corregedoria do TJRJ Marcelo Oliveira e o representante da presidência do tribunal, desembargador Vitor Marcelo Rodrigues. Já o corregedor-geral do TJRJ, desembargador Cláudio Brandão, foi homenageado com a medalha Evandro Lins e Silva pela parceria com a advocacia.
“O II Colégio de Presidentes de Subseção do Rio de Janeiro foi extremamente produtivo. Começamos o encontro trazendo os corregedores dos tribunais para ouvir e debater os pleitos da advocacia de todo o estado. Depois, em uma tarde inteira de trabalhos, ouvimos cada grupo de subseções, com seus pleitos e necessidades. Recebemos muitas informações e muitos dados para o aperfeiçoamento da prestação de serviços para a advocacia, que é o mais importante”, comentou Ana Tereza Basilio.
Os presidentes das subseções também assistiram a uma apresentação do tesoureiro Fábio Nogueira sobre a situação financeira da entidade. Eles conheceram em detalhes os principais gastos neste primeiro ano de gestão e o esforço da diretoria da OAB-RJ em promover um rigoroso ajuste fiscal e administrativo para conter o déficit e restabelecer a saúde financeira da instituição. Mesmo diante desse cenário de contenção, a gestão manteve a promessa de reduzir a anuidade, reforçando o compromisso com a advocacia.
Além dos presidentes de subseções da OAB-RJ, participaram do evento a vice-presidente Sylvia Drumond, o secretário-adjunto Sérgio Antunes, o tesoureiro Fábio Nogueira, o assessor especial Ricardo Menezes e a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia, (Caarj), Paula Vergueiro. Mais informações sobre o conteúdo do evento estão disponíveis em www.oabrj.org.br
Fonte: Marcelo Bastos
