unnamed

Petronect recebe Ipiranga, Neohype, Accenture e NeoEnergia (Divulgação/Rygue Filmes)

Evento contou com grandes marcas nacionais e internacionais compartilhando iniciativas que estão redefinindo estratégias de negócios e fortalecendo a agenda de DE&I

 

Enquanto grandes mercados globais estão retrocedendo nas pautas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), empresas brasileiras avançam — e o Portal de Compras da Petrobras está entre elas. Grandes marcas como Ipiranga, Neohype, Accenture e NeoEnergia, se uniram a Petronect para mostrar como estão se mantendo entre as mais de 50% das companhias do país que seguem reafirmando suas iniciativas de diversidade.

Segundo a pesquisa Panorama da diversidade nas organizações 2025, mais da metade (52,8%) das companhias que atuam no Brasil afirmaram que não houve qualquer impacto em suas ações de DEI diante do recuo global. Os dados, levantados pela to.gather, refletem práticas como as levantadas no 1º Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão da Petronect, realizado na última semana (25), no Rio de Janeiro.

O evento foi mediado pelo representante da Diretoria Operacional da Petronect e padrinho do Comitê da Diversidade, Rainer Muhlhaus, em parceria com Luiza Napoleão, Gerente de Relacionamento e líder do Comitê. Na agenda do dia, a Petronect recebeu empresas parceiras para debater ações de sucesso relacionadas ao tema, com algumas das maiores marcas da pauta DEI presentes no Hotel Windsor Guanabara, onde o evento foi sediado.

Especialistas e profissionais do ramo foram conectados a cases que impactaram negócios ao longo da agenda de DE&I nas empresas. A Petronect mencionou a acessibilidade no Portal, permitindo pessoas com deficiências visual e auditiva acessarem o sistema e operarem oportunidades de negócio com o Grupo Petrobras e, sempre que precisarem, serem atendidas em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A Petronect foi o primeiro portal de compras públicas a promover esse serviço em tempo real.

Rainer Muhlhaus, padrinho do Comitê da Petronect (Divulgação/Rygue Filmes)

“É gratificante ver tantas ações importantes serem executadas por marcas que são referências no mercado. E mesmo que nós tenhamos uma quantidade bem menor de colaboradores, entendemos nosso papel na sociedade e seguimos firmes em prol da Diversidade, Equidade e Inclusão no país”, comemora Rainer Muhlhaus, padrinho do Comitê da Petronect.

Na agenda, as empresas representadas por Fernanda Melo (Líder de Inclusão e Diversidade LATAM na Accenture), Luana Pacheco (Gte Business Partner na Ipiranga), Vivian Romanelli (Especialista em Diversidade e Inclusão na NeoEnergia) e Rakelly Oliveira (Gerente de RH na Neohype). No painel “Cases Transformadores no Negócio” foram apresentados projetos entre diferentes temas da pauta DE&I, especialmente sobre gênero, raça, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+.

Luiza Faria, líder do Comitê da Diversidade (Divulgação/Gabriella Marinho)

Entre os cases apresentados, a Ipiranga mencionou capacitação de mulheres à frente do time comercial e valorização de funcionários portadores de deficiência com capacitações. A Accenture contou sobre apoio à jovens em situação de vulnerabildiade, com preparação para vagas diversas na multinacional, com capacitação e entrevistas. A NeoEnergia mencionou sobre apoio às colaboradoras que mencionaram situação de violência doméstica, um programa específico para este público, além de capacitação de mulheres na área de eletricidade. E a Neohype destacou sobre o investimento em um time majoritariamente feminino e em jovens para a conquista do primeiro emprego.

“Esse tipo de encontro inspira a gente, saímos deles com a cabeça fresca, cheia de novas ideias, conceitos e é sempre importante ouvirmos o que já deu certo e funcionou em outras empresas. A Petronect renova aqui o seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão para 2026, com a ampliação de ações cada vez mais efetivas por um mercado mais igualitário”, complementa Luiza Faria, líder do Comitê da Diversidade.

Comitê da Diversidade da Petronect (Divulgação/Rygue Filmes)

Sobre a PETRONECT

A Petronect (www.petronect.com.br) é o maior marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado, registramos, em 2024, mais de 80 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 37 mil usuários registrados Petrobras, somando 182 mil empresas cadastradas

Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.

Fonte: Gabriella Marinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *