As boas ações sempre são reconhecidas e compensadas para aqueles que se dedicam, e realizam coisas boas. E não foi diferente para a niteroiense, médica veterinária Fernanda Campista e a itaboraiense Lizandra Machado, ambas foram homenageadas na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pelo Projeto Encãotrão SRD, que incentiva adoção e cuidados especiais para os Pets. A iniciativa partiu do vereador Luiz Ramos Filho, que concedeu a Medalha São Francisco de Assis a Fernanda Campista e Moção de Aplausos para Lizandra Machado.
“Impossível falar desse projeto sem começar pela motivação dele. Em 2020 em plena pandemia eu decidi buscar um companheiro de vida. Como tínhamos muito tempo livre, dedicá- lo a um amigo era mais que perfeito. Quando eu vi a cãozinha Pretinha foi amor à primeira vista. Ela precisou de mais um tempo internada devido ao fêmur fraturado. Mas eu me comprometi a levar pra casa e cuidar de tudo. Dediquei a cuidar dos animais por saber que principalmente os de rua costumam passar por maus bocados. Quando vi a possibilidade de fazer um encontro de vira-latas e no que isso poderia se tornar, eu mergulhei de cabeça. Uma das minhas exigências era que durante o encontro houvesse uma feira de adoção, pois o projeto visa aumentar a visibilidade dos animais de rua para que sejam adotados. Acredito que mostrando às pessoas que os animais sem raça também são interativos e comportados facilite a decisão de alguém em não comprar e sim adotar” contou Lizandra Machado.
Hoje o Projeto Encãotrão SDR, conta com várias frentes, como a arrecadação de ração para serem doadas para abrigos. No último encontro foram doados 260 kg de ração, e arrecadação de 130 kg tampinhas para serem revertidos em ração e castração. Segundo Lizandra apesar da arrecadação, este último evento só contou com 5 adoções, índice abaixo do esperado. Mas, todos os envolvidos buscam estratégias e maneiras de conseguir aumentar o número de adoções. “O projeto vem sempre em formato de encontro, para que também possamos abrir espaço para empreendedores locais, do ramo Pet. Então eles poderão divulgar seus trabalhos, e trazer descontos e vantagens para nossos membros e participantes. Hoje nosso grupo conta com trabalho na ajuda de divulgação para animais disponíveis para adoção. Nosso último projeto foi no Shopping Nova América, onde tivemos mais de 430 pessoas presentes. Estamos no momento organizando um novo “Encãotrão ArraiAU” que será com tema junino e acontecerá em Niterói”, explicou Lizandra.
Fernanda, Lizandra e o vereador Luiz Ramos Filho
Não podemos deixar de destacar a dedicação da Fernanda Campista, veterinária bastante conhecida em Niterói, por desenvolver projetos Pets. Foi através do meio dos protetores que ela foi indicada a receber a medalha do São Francisco de Assis, por conta de seus serviços prestados aos animais. Fernanda é voluntária e trabalha com muito afinco para essa causa. “Ela que conhece meu trabalho, me indicou para receber uma moção pelos meus serviços prestados aos animais. O projeto Encãotrão SRD não pára. Precisamos de mais ajuda dos lugares para conseguirmos produzir os eventos, pois todo o valor arrecadado da venda de bandanas também é doado”, finalizou Lizandra Machado