De 04 a 07 de setembro, cidade recebe o Niterói Bike Fest Bicicultura 2025, maior evento de mobilidade por bicicleta do Brasil
Niterói será tomada pelas bicicletas entre os dias 04 e 07 de setembro, quando a cidade sedia pela primeira vez o Niterói Bike Fest Bicicultura 2025. O evento, considerado o maior encontro de mobilidade por bicicleta e cicloativismo do país, vai reunir até 5 mil pessoas no Reserva Cultural, com mais de 40 atividades gratuitas.
Para o presidente da Associação de Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), Cláudio Santos, a conquista de trazer o evento para a cidade é histórica:
“Estamos realizando pela primeira vez em Niterói o Bicicultura, evento que já passou pelas maiores cidades do Brasil. Foram mais de três anos de luta para conquistar essa vitória, e hoje podemos dizer que a cidade está na vanguarda da mobilidade por bicicleta. Nosso objetivo é tornar Niterói cada vez mais amiga do ciclista, oferecendo segurança e infraestrutura de qualidade, como acontece em referências mundiais, a exemplo de Amsterdã e Copenhague.”
A abertura, no dia 04 de setembro, promete ser um dos pontos altos do encontro, com um bate-papo exclusivo ao lado de Wolfgang Soares Olsen, uma das maiores referências do Mountain Bike (MTB) no Brasil. Atleta profissional há 14 anos, Olsen coleciona conquistas como bicampeão da Brasil Ride (América Man), medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Maratona na Elite, além de participações em Copas do Mundo, Mundiais, Pan-Americanos e provas como Cape Epic e Swiss Epic. Atualmente, ele integra a Avancini Bikes/Cannondale BR, é treinador da Caloi Henrique Avancini Racing e fundador da assessoria esportiva Wolf Treinamento Especializado.
No sábado, 06 de setembro, a adrenalina promete tomar conta da cidade com o Desafio UpHILL, uma prova desafiadora de 2,5 km de subida e 260 metros de elevação. No mesmo dia, a programação também terá espaço para as crianças com o MTB Kids, uma gincana cultural voltada ao público infantil, além da Escola Bike Anjo, que oferecerá aulas gratuitas para quem deseja aprender a pedalar.
Ao longo dos quatro dias, o festival vai oferecer ainda palestras, rodas de conversa, oficinas, feira de expositores, atrações culturais e o Biciculturinha, espaço dedicado às crianças.
O encerramento, no dia 07 de setembro, será marcado pelo tradicional passeio ciclístico do Dia Mundial Sem Carro, com percurso de 16 quilômetros passando por cartões-postais da cidade, como a orla da Boa Viagem, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), Praia de Icaraí, Estrada Fróes, São Francisco e Charitas.
Mais do que um festival, o Niterói Bike Fest Bicicultura 2025 reforça o protagonismo da cidade na mobilidade sustentável. Niterói, ao lado do Rio de Janeiro, também é candidata para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, o que fortalece ainda mais sua imagem como cidade de grandes eventos e de incentivo ao esporte.
O encontro reunirá especialistas, atletas e cidadãos em torno de um mesmo objetivo: construir cidades mais humanas, seguras e sustentáveis, onde a bicicleta seja cada vez mais parte do cotidiano.
Fonte: ChavesJCC
