No Teatro Popular Oscar Niemeyer, entrou em debate a alfabetização através do P.A.L.A.V.R.A. (Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para a Valorização das Redes de Aprendizagens), uma parceria da Prefeitura de Niterói e da Universidade Federal Fluminense (UFF). A plateia era formada por profissionais que atuam no 1º e no 5º ano da Educação Infantil. O objetivo foi analisar e debater propostas para uma melhor transição dos estudantes dessas turmas. As palestras foram proferidas pelas professoras Cecília Goulart e Carmen Sanches, ambas da UFF. Estiveram presentes o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, e a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.
Os professores da Educação Infantil se reuniram no Horto do Fonseca, Horto do Barreto, Solar do Jambeiro, Parque das Águas, Ilha do Tibau e Campo de São Bento para formações que abordavam a importância de articular a infância e a natureza, com oficinas explorando os seus elementos, as artes e o lúdico, com tintas, folhas, galhos, sementes, entre outros. Já os profissionais do Ensino Fundamental foram recebidos nas Escolas Municipais Júlia Cortines, Anísio Teixeira, Antinéia Miranda e Dario Castello para formações sobre diversos temas, como: produção de hortas, robótica, Língua Brasileira de Sinais, fotografia, educação antirracista, saúde, tecnologia, e muito mais. Quem atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistiu a primeira aula do curso de Etnomatemática numa perspectiva antirracista, no auditório Darcy Ribeiro na SME.
“Os encontros de formação que estamos promovendo hoje representam um grande passo de ousadia. É preciso compreender o trabalho que nossos profissionais realizam diariamente, tanto na perspectiva da Educação Infantil quanto na do Ensino Fundamental, conectando a nossa Rede. A escola tem um papel social e é importante ter esse diálogo fraterno para que possamos avançar e garantir o direito que as nossas crianças têm de serem alfabetizadas na etapa prevista”, declarou Bira Marques.
“Todas as atividades, palestras e oficinas propostas seguiram um planejamento na perspectiva da alfabetização discursiva. No caso da Educação Infantil, a formação se baseou nos Referenciais Curriculares da Rede Municipal visando articular o eixo Infância e Natureza. Já no primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, tivemos várias oficinas orientadas por professores e profissionais que atuam nas unidades municipais, o que comprova o valor dos profissionais que temos”, acrescentou Ana Schilke.
Marina Muniz é professora de apoio especializado da UMEI Rosalda Paim e participou de uma das oficinas realizadas no Parque das Águas, no Centro de Niterói.
“Hoje fomos estimulados a viver experiências que ultrapassam o emparedamento da sala de aula. Isso é significativo para as nossas crianças, na medida em que contribui para que elas entrem em contato com a natureza e tudo que ela pode proporcionar para a gente. São possibilidades de compreender, conhecer e experienciar a natureza, com plantas, flores, animais e tantas coisas que nos rodeiam”, disse Marina.
Já a professora Raquel Uchoa, da UMEI Julieta Botelho, contou como foi a experiência vivida durante uma aula yoga, realizada no Horto do Fonseca.
“Foi uma grata surpresa ter encontrado aqui a oportunidade de tirar alguns minutos para relaxar o corpo e a mente. Foi uma atividade que contribuiu para a reconexão comigo mesma e também com outros professores. O mais importante é que podemos levar essa prática para a sala de aula e desenvolvê-la com os nossos alunos”, finalizou.