A abertura do Niterói MusiFest Instrumental Arthur Maia acontece na segunda-feira, 09, às 14h, homenageando os instrumentos de percussão, os mais antigos aparatos musicais, que remontam aos primórdios da civilização humana, em celebrações religiosas e profanas.
Os Workshows do dia serão ministrados por Junior Moraes e Mafram Maracanã; Thiago da Serrinha e Maurício Tizumba; e Gabriel Policarpo e a Orquestra de Ritmo Batuquebato, que contam com a participação especial de Marco Lobo.
A dinâmica do evento, que tem produção executiva de Fábio Lessa, é a da interação do público com o artista, que vai, além de realizar uma apresentação musical, falar detalhes sobre sua trajetória profissional e sua história com a percussão, instrumento que escolheu para desenvolver sua carreira; sempre com a participação dinâmica da plateia.
Agende no site www.musifest.com.br, a retirada dos ingressos, disponíveis no dia e local escolhido, a partir das 13h
Junior Moraes e Mafram Maracanã
Acostumados a tocar juntos, os percussionistas Junior Moraes e Mafram Maracanã interpretam canções de artistas consagrados com quem trabalharam e outras compostas para o workshow, além de falarem sobre o papel do percussionista na música pop e na MPB. Os artistas falam sobre os fundamentos, tecnologia aplicada à percussão, carreira, shows, gravações, cuidado com a saúde e com os equipamentos, entre outros tantos assuntos que permeiam a profissão de percussionista.
Mafram Maracanã é percussionista e pesquisador de sons brasileiros e internacionais versado do samba de raiz aos samples e mashups. Nascido no Maracanã e com os pés fincados no morro de Mangueira, o produtor musical e também arregimentador, costura sua carreira com objetividade e inteligência técnica em estúdios, palcos e gravações. Ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira, comandou rodas de samba, atuou em projetos com Lauryn Hill, Joss Stone, banda Black Rio, Beth Carvalho, Alcione, grupo Molejo, Emílio Santiago e outros.
Junior Moraes é percussionista, baterista, desenvolvedor de instrumentos, especialista de produto, heavy-user das percussões eletrônicas (Embaixador Roland), ex-Superintendente de Música da Secretaria de Cultura de São Gonçalo-RJ, sócio do estúdio “Quarto dos Meninos!”, co-criador da WashBrothers e criativo de Music Branding na Agência Zanna. Participou de inúmeras gravações para TV, onde acompanhou artistas como: Luan Santana, Anitta, Tiago Iorc, Zezé Di Camargo e Luciano, Marília Mendonça, Pabllo Vittar, Thiaguinho, entre outros.
Maurício Tizumba e Thiago da Serrinha
Pesquisadores de ritmos, Maurício Tizumba e Thiago da Serrinha se encontram para um um diálogo vivo e aprofundado das origens dos ritmos brasileiros. O workshow é um encontro entre Tizumba, mestre do tambor mineiro e da congada de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, com Thiago da Serrinha, especialista em jongo e outros ritmos brasileiros. O repertório passa por músicas conhecidas do cancioneiro popular, temas folclóricos, sambas-enredo e ritmos diversos.
Maurício Tizumba é ator, compositor, cantor, multi-instrumentista, diretor musical e capitão de congado. Durante a trajetória artística, estabeleceu diálogos entre linguagens artísticas e manifestações populares afro-brasileiras. Já excursionou por EUA, Canadá e Europa. Dentre os ritmos que Tizumba trabalha, estão alguns menos conhecidos do público geral: Moçambique Serra Abaixo e Serra Acima, Congo Dobrado, entre outros. Thiago da Serrinha trabalha prioritariamente com Jongo, samba de terreiro e sambas enredos, embora transite pelos outros ritmos acima.
Thiago da Serrinha trabalhou com artistas da música instrumental e cantada como: Xangô da Mangueira, Roberto Isaías (Cantor Moçambicano), Maria Bethânia, Dona Yvone lara, Gilberto Gil, Marina Lima, Angelique Kidjo (Benin), Mayra Andrade (Cabo Verde), Margareth Menezes, Paulo Flores (Angola), Yuri da Cunha (Angola), Omara Portuondo (Cuba), entre outros. Atualmente faz parte da banda que acompanha a cantora Mart’nália.
Gabriel Policarpo e Orquestra de Ritmos Batuquebato convidam Marco Lobo
A Orquestra de Ritmos Batuquebato nasceu da ideia do músico e arranjador Gabriel Policarpo ao tratar uma bateria de escola de samba como uma orquestra. A partir de sua influência no samba, Gabriel compõe arranjos para os instrumentos tradicionais do samba carioca, como surdos, caixas, repiques, pandeiros, tamborins, chocalhos, atabaques, que se mesclam a programações eletrônicas. A Orquestra apresenta o workshow “Raiz em movimento” e traz ao palco uma bateria com quase 30 percussionistas, em uma viagem sonora que parte do Brasil, caminha pela África e permeia os sons da natureza, batidas e ritmos urbanos.
O encontro contará com a presença do convidado especial Marco Lobo, percussionista baiano que prima pela precisão e criatividade em seu trabalho, com sets de percussão que unem instrumentos tradicionais e inovadores, numa busca incessante por timbres e sons experimentais. O percussionista, que participou da 5ª edição do MusiFest, foi integrante de bandas de artistas consagrados, como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Marisa Monte, Lenine, Margareth Menezes, Moraes Moreira dentre outros.
Serviço
Niterói MusiFest Instrumental Arthur Maia
Workshows em tributo à Percussão
Junior Moraes e Mafram Maracanã
Thiago da Serrinha e Maurício Tizumba
Gabriel Policarpo e Orquestra de Ritmos Batuquebato convidam Marco Lobo
Data: Segunda-feira, 9 de setembro de 2024
Horário: 14h às 20h
Entrada Gratuita – – retirada do ingresso pelo site www.musifest.com.br
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos – Niterói
Capacidade: 491 lugares
Fonte: Ascomfan