Evento busca discutir a perspectiva de crianças no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades
Na última quarta-feira (20), Niterói marcou presença no 2º Encontro Urban95, que aconteceu em Jundiaí, em São Paulo. A rede Urban95 busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades.
A secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, Dayse Monassa, esteve no evento representando a cidade. Dayse falou sobre a importância da rede para a troca de ideias entre os municípios sobre planejamento urbano, seja na educação, saúde ou mobilidade.
“Atualmente no Brasil temos 27 cidades que integram os conceitos e formam a rede Urban95, inclusive Niterói. Um encontro desse porte é fundamental para que haja intercâmbio de ideias entre gestores públicos de todo país”, disse a secretária.
Mais de 27 municípios que compõem a rede no Brasil participaram do evento, representados por prefeitos, vice-prefeitos e outros gestores públicos. Ao longo do dia, os participantes estiveram em vistorias técnicas e rodas de diálogos. Os gestores conheceram a Fábrica das Infâncias Japy, onde assistiram a uma apresentação do método Baby Fusion e participaram de vivências e rodas de diálogos, divididos em grupos para tratar dos temas “Espaços Públicos e Natureza”, “Serviços para a Primeira Infância” e “Governança e Institucionalização”.
A Urban95 é uma iniciativa da Fundação van Leer. Por meio da rede, gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.