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Foto/Divulgação: Lucas Benevides

Município é o único do Rio a contar com dois locais para atendimento presencial da iniciativa
A Prefeitura de Niterói segue expandindo os serviços de relacionamento com o cidadão com o objetivo de promover a transformação digital em todos os órgãos da gestão. Nesta segunda-feira (22), a cidade ganhou mais uma unidade presencial do Balcão Gov.Br, portal digital do Governo Federal que centraliza serviços, informações e documentos digitais para o cidadão. O serviço está sob gestão da Coordenadoria de Governo Digital e Relacionamento Cidadão da Prefeitura de Niterói e é uma parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
O município já conta com um espaço para tirar dúvidas e auxiliar à população, na Engenhoca, e se tornou o único do Rio de Janeiro a ganhar a segunda sala de atendimento. O espaço começou a funcionar no prédio da Secretaria de Fazenda, na Rua da Conceição, no Centro. O coordenador de Governo Digital e Relacionamento Cidadão da Prefeitura de Niterói, Fernando Stern, destacou o compromisso municipal com a transformação digital.
Foto/Divulgação: Lucas Benevides
“Em Niterói, uma de nossas prioridades é a digitalização do governo como forma de facilitar a vida das pessoas. O Balcão Gov.Br é uma ótima iniciativa que une o atendimento presencial e humanizado à digitalização dos serviços. O município fez parte do programa piloto e agora será a cidade com mais balcões do Brasil porque a gente acredita que a tecnologia e os serviços digitais precisam servir para facilitar e tornar a vida do cidadão mais simples. Os direitos digitais são um compromisso da nossa gestão”, reforçou Stern.
O portal GOV.BR é uma plataforma de relacionamento que unifica os canais digitais do Governo Federal, reunindo serviços, notícias e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Com o cadastro no GOV.BR, o cidadão pode acessar mais de 4 mil serviços públicos digitais. Uma das metas da Coordenadoria é a expansão do serviço para outros locais de Niterói.
Niterói já conta com um espaço para atendimento na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca. Lá, o cidadão que tem dificuldades para acessar serviços digitais e/ou utilizar a sua conta GOV.BR, pode contar com ajuda de uma equipe para resolver suas dúvidas de forma humanizada e acessível. Dentre as principais demandas estão: criação ou recuperação de conta de forma segura, auxílio na proteção de segurança da conta, acesso à serviços públicos digitais com mais autonomia, além de acesso gratuito à internet nas unidades.
Além do Balcão Gov.BR, em parceria com o Governo Federal, a prefeitura, nos últimos anos, vem passando por uma transformação digital que já conta com inúmeros serviços para a população, além de maximizar os processos internos também.
Dentre as muitas formas de se relacionar com o cidadão, o Colab é um destaque. O Colab é uma ferramenta de participação cidadã que funciona como um canal direto para a prestação de serviços digitais e o envio de demandas e sugestões, fortalecendo a gestão colaborativa da cidade, além da participação social através das consultas públicas. Além dele, o Portal de Serviços também faz parte da estratégia de transformação digital. A plataforma fornece informações sobre mais de 300 serviços municipais. A população pode, sem sair de casa, acessar serviços de vários tipos como fazendários, urbanísticos, pedir autorização para realização de eventos, entre outros.
Unidades de atendimento:
Centro – Palácio Araribóia – R. da Conceição, 100 – Centro. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Engenhoca – Plataforma Urbana Digital – Praça José Vicente Sobrinho – Engenhoca. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 9h30 às 12h30.

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