
André Bento e Marcelo Freixo - Presidentes da Neltur e Embratur, respectivamente, na Galeria Visit Brasil - Paris. Foto/Divulgação
A cidade de Niterói está sendo promovida na França, exatamente na capital francesa, Paris, desde o dia 26 até 30 de abril, em ação coordenada pela Prefeitura, por meio da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo. O convite partiu da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.
O evento acontece na Galeria Visit Brasil, em Paris, idealizado pela Embratur em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura), tem como foco os patrimônios da humanidade no Brasil. Niterói se destaca por sua arquitetura singular, com obras de Oscar Niemeyer que marcam a orla da cidade do Centro à Zona Sul e se integram à parte da paisagem da Baía de Guanabara — reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Os profissionais Turismólogos da Neltur realizam ativações com o mercado turístico local e potenciais turistas, apresentando os atrativos de Niterói, com foco estratégico na arquitetura de Oscar Niemeyer, que é a principal motivação de viagem dos franceses que visitam a cidade e onde se concentra o segundo maior conjunto de obras do renomado arquiteto brasileiro.
Para o Presidente da Neltur, André Bento, esta oportunidade oferecida pela Embratur é histórica para Niterói. Em 2024, juntos com o Prefeito Rodrigo Neves e o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinamos um Protocolo de Intenções que abriu muitas portas para a promoção turística de Niterói no exterior. Nossos registros apontam que 30% dos turistas estrangeiros que visitam nossa cidade são franceses. “Este é um mercado importante e estratégico para aumentarmos o nosso fluxo turístico e trazermos recursos de fora do país para contribuir com a economia da cidade.”, destaca Bento.

Com o tema “Galeria Visit Brasil: uma viagem ilustrada aos patrimônios da UNESCO”, a programação inclui cenografia especial e a presença de artistas ilustradores, oferecendo ao público cinco dias de atividades voltadas tanto para consumidores de turismo quanto para empresários e profissionais do setor.
A agenda inclui apresentações de destinos turísticos parceiros, encontros com o mercado francês e palestras sobre o turismo de luxo no Brasil. A iniciativa visa reforçar a imagem do país no cenário internacional, fomentar negócios e posicionar os destinos brasileiros de forma competitiva, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.