A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, além de planejar a maior festa popular da cidade, que é o Carnaval Niterói 2024, está atuando em três importantes frentes para fomentar o turismo receptivo na “Cidade Sorriso”. Aproveitando o, p otencial do Rio, Niterói está com equipes de turismólogos, estagiários e atendentes, no projeto “Verão #tô no Rio” (em Copacabana) e no Píer Mauá (Atendentes) num balcão próprio da empresa, atendem as demandas de turistas, a cada chegada de navios até o final da temporada de Cruzeiros, em maio deste ano. A terceira frente é no mais novo CAT (Centro de Atendimento ao Turista) da cidade, no Mercado Municipal, visando atender a demanda de turistas e visitantes que vão ao local e procuram orientações sobre os atrativos turísticos de Niterói e informações sobre o próprio Mercado Municipal, a mais nova atração da área central de Niterói.
Gustavo Tutuca – Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR) e Marcelly Apolinário (Diretora de Turismo da Neltur) no lançamento do Projeto “Verão #tô no Rio”. Fotos/Divulgação: Pedro Conforte/Neltur
“VERÃO #tô no RIO”
O Projeto “Verão #tô no Rio” é fruto da continuação de uma trabalho de parceria com a SETUR – Secretaria de Estado de Turismo -, e TurisRio, dessa forma, vai propagar Niterói, fazendo atendimentos e contatos diretos com os turistas e visitantes que procurarem i nformações sobre as opções de destinos da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, das quintas-feiras aos domingos, até dia 31 de março deste ano, no estande da SETUR, no calçadão de Copacabana, no Posto 4.
Atendimento sobre Niterói no projeto “Verão #tô no Rio”. Fotos/Divulgação: Pedro Conforte/Neltur
A edição 2024 do projeto contou com a presença da Diretora de Turismo da Neltur, Marcelly Apolinário, na tarde de seu lançamento, que dentre outras presenças ilustres, contou com a participação do Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo T utuca.
Para a divulgação neste projeto, a Neltur manterá um turismólogo e um estagiário da empresa, apresentando aos transeuntes, as belezas de Niterói, dando informações, orientações, além de utilizarem folheteria com indicações de div ersas opções de passeios e os atrativos da cidade.
Para André Bento, manter uma parceria como esta, só gera frutos e acarreta o aumento de turistas à Niterói durante todo o verão: “Niterói possui muitos atrativos que podem ser boas opções de passeios, principalmente durante a estação do ver&atil de;o, que vão desde sua bela orla, não só da Baía de Guanabara, mas a das praias da Região Oceânica, que possui a Praia do Sossego, que tem o Selo Bandeira Azul, mas também muitos outros atrativos”, afirma.
“Niterói tem muita história pra contar, unindo os aspectos históricos com modernidade, contemporaneidade e imponência, como por exemplo nos monumentos construídos pelo renomado arquiteto, Oscar Niemeyer que formam o Caminho Niemeyer, até o Complexo de Fortes e a Fort aleza de Santa Cruz, dentre tantos outros. E essa parceria com a SETUR e TurisRio só reforça essa divulgação da cidade mundo afora, visto que o Rio de Janeiro, principalmente Copacabana, é uma porta aberta aos turistas e visitantes do mundo inteiro, sobretudo nesta alta temporada, quando muitos turistas escolhem vir ao Brasil, especialmente a este bairro famoso do Rio de Janeiro e Niterói está muito próxima de lá, esse trabalho em conjunto só confirma e consolida a importância da cidade neste cenário do setor do turismo”.
“Neste momento estamos na fase de planejamento do Carnaval 2024, que também atrairá inúmeros turistas e visitantes à Niterói, atingindo seu ápice nos desfiles dos blocos e nos dois dias de desfiles das agremiações, no Caminho Niemeyer”, destaca A ndré.
Segundo o presidente da Neltur, a equipe da empresa está atuando em outras frentes, com intuito de aumentar o número de turistas e visitantes na cidade, não só neste ano, mas também no próximo ano.
“Neste verão, as opções são variadas com sua orla belíssima, polos gastronômicos, com uma culinária rica para todos os gostos, seus patrimônios naturais, uma vida cultural intensa, parques lindos, museus famosos como o Museu de Arte Contemporânea – MAC -, o que não falta aqui são atrativos para um bom passeio”, ressalta Bento.
André Bento faz um apelo aos turistas para que venham à Niterói e a escolham como destino turístico pela sua riqueza de patrimônios e, também por estar preparada para receber seus turistas e visitantes que terão aqui a oportunidade de conhecer belos atra tivos turísticos.
Alan Balbino – Coordenador dos Atendentes no balcão do Píer Mauá. Fotos/Divulgação: Pedro Conforte/Neltur
BALCÃO NO PÍER MAUÁ
Nesta outra frente de trabalho em prol do turismo de Niterói, a Neltur, pela primeira vez, tem um balcão próprio, para divulgar a cidade junto aos turistas que chegam ao Rio de Janeiro, através dos Cruzeiros. Uma equipe de atendentes está disponibilizada, sob a Coordenaçã ;o da Érica Assis – Supervisora dos CATs – Centros de Atendimento ao Turista – e também do Depto de Turismo da Neltur, através da sua Diretora, Marcelly Apolinário.
O departamento organiza a equipe de acordo com o agendamento prévio que recebe da Administração do Píer Mauá, com as datas e horários das chegadas dos navios no porto do Rio. Essa ação continuará até o término da temporada de cruzeiros, prevista para Maio/24. A intenção da Neltur é captar turistas que têm plano de voltar ao Brasil no próximo ano e, claro, aqueles que voltarão até dezembro deste ano ainda.
Mercado Municipal, com atendimento da estagiária, Gabriele Pereira. Fotos/Divulgação: Pedro Conforte/Neltur
NITERÓI INAUGURA O NONO CAT
Niterói agora tem mais um CAT (o nono), que é o do Mercado Municipal. Quem entra pelo Boulevard já tem a visão do Centro de Atendimento ao Turista que dispõe de dois (as) estagiários(as), além de folheteria especializada. Estes (as) profissionais estão aptos(as) n ão só a dar orientações sobre os atrativos da cidade e informações, mas também foram treinados (as) para informar sobre os serviços oferecidos pelo Mercado Muncipal, seus restaurantes e as diversas lojas que possui. Para isso receberam um treinamento especial, bem específico, voltado às necessidades do local, para aprofundar os conhecimentos sobre o mais novo atrativo turístico da área central da cidade.
SERVIÇO
BALCÃO DE ATENDIMENTO PÍER MAUÁ
O balcão funciona com um Atendente bilíngue, funcionando das 8h às 16h, seguindo o agendamento de chegada dos navios, portanto, este horário pode sofrer mudanças devido esta logística de chegada dos mesmos.
“VERÃO #tô no RIO”
Início do projeto – Dia 11/01/24 – Lançamento
Início dos atendimentos – 18 a 21/1/24 (quinta-feira)
Término – 31/03/24 (domingo)
Horário – Das 10h às 18h
Endereço – Av. Atlântica – Copacabana
Estande da SETUR/TurisRio – Posto 4
Datas programadas em 2024
11 a 14/01; 18 a 21/01; 25 a 28/01; 01 a 04/02; 08 a11/02; 15 a 18/02; 22 a 25/02; 29/02 a 3/3; 07 a 10/03; 14 a 17/03; 21 a 24/03 e; 28 a 31/03.
CAT – MERCADO MUNICIPAL
Local – Entrada do Boulevard
Funciona das 9h às 17h, diariamente, com duas estagiárias, cobrindo os turnos.
NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo S/A. Est. Leopoldo Fróes, 773, São Francisco – Niterói – RJ.CEP: 24.360-005 – Tel.: +55 (21) 3611-3800
www.niteroiturismo.com.br – Disque Turismo: 0800 282 7755