
Foto: Divulgação
Equipe do Neaca Itaboraí realizou atividades na unidade municipal de saúde em alusão ao Setembro Amarelo
O Projeto Neaca Tecendo Redes, que é realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo e conta com apoio da Petrobras, promoveu, na terça-feira, uma ação de sensibilização em alusão ao Setembro Amarelo (Valorização à vida), no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí.
Durante a ação, os técnicos do Núcleo Especial de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências Domésticas e/ou Sexuais (Neaca) organizaram atividades com objetivo de refletir sobre a importância do cuidado com o público infantil e a necessidade de validar e respeitar as emoções que as crianças apresentam ao longo de sua formação e crescimento, evitando a indiferença diante de seus sentimentos.
De acordo com os organizadores, no âmbito pedagógico, a proposta esteve voltada para o diálogo lúdico e interativo, valorizando a escuta, a empatia e o fortalecimento de vínculos entre crianças e responsáveis.
A atividade contou com a presença dos bonecos da Turma da Arana, que participaram da contação de histórias. Conforme os técnicos, por meio da oficina brincante foi possível estabelecer uma comunicação leve e acolhedora com as crianças e seus acompanhantes, incentivando a reflexão sobre saúde emocional de forma acessível e significativa.
Ciclo de leituras como incentivo à transformação social
O NEACA Tecendo Redes Itaboraí, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo em parceria com a Petrobras promoveu, nos dias 25 e 30 de setembro, um ciclo de atividades na Sala de Leitura Ellen Lopes de Araújo Barreto com os alunos do 1º ano da Escola Municipal Professora Maria Cristina de Souza Soares Froes.
No dia 25/09, a contação do livro “Emocionário” abriu espaço para falar sobre saúde mental infantil e emoções. As crianças participaram do Mural das Emoções e aprenderam, com a psicóloga Anna Karolina Lacerda, a reconhecer e expressar sentimentos.
Já em 30/09, a leitura de “Cabe todo mundo no meu mundo” trouxe reflexões sobre inclusão e acessibilidade. Com a participação da estudante de Letras/Libras Marta Borges e convidadas, os alunos conheceram recursos utilizados por pessoas com deficiência visual e aprenderam noções básicas de Libras.
Em ambos os encontros, valores como empatia, respeito às diferenças, diversidade e colaboração estiveram presentes, reforçando a importância da leitura como ferramenta de transformação social.
As atividades foram conduzidas pela pedagoga Gabriella Soledade e pela educadora social Angiele Oliveira.
Atendimentos em três municípios
O projeto NEACA:Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a Parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).
Fonte: Charles Rodrigues