GASPARY

Foto/Divulgação: GASPARY

Ação reuniu alunos do CEMEI Luiz Antônio Mira de Souza

 

O Projeto NEACA Tecendo Redes, realizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoveu, nos dias 6 e 7 de novembro, uma atividade educativa com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Luiz Antônio Mira de Souza, em alusão ao Novembro Negro.
A ação, realizada na sala de leitura Helen Lopes Araújo Barreto, na sede do NEACA/Itaboraí, teve como objetivo reconhecer e valorizar a diversidade humana e racial, estimulando o respeito às diferenças e o fortalecimento da identidade das crianças.
As atividades iniciaram com um momento de acolhimento, ao som de músicas afro-brasileiras, seguidas de uma conversa leve e acessível sobre o tema da diversidade. Em seguida, as educadoras apresentaram elementos da cultura afro-brasileira, como o pente garfo, a boneca “abayomi”, instrumentos de percussão, tecidos estampados e colares, convidando as crianças a explorarem os objetos e refletirem sobre seus significados.
Convivência democrática e respeito à diversidade cultural e racial
A contação de história do livro “O Menino de Todas as Cores” foi o ponto alto da atividade. A partir da narrativa, as crianças puderam conversar sobre a importância da convivência democrática e do respeito à diversidade cultural e racial.
“ De forma interdisciplinar, os setores de Educação e Serviço Social do projeto conduziram uma dinâmica lúdica sobre os direitos das crianças e a proteção contra qualquer forma de discriminação, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explicou a historiadora e educadora social Débora Ortman.
Construção de uma sociedade mais justa e fraterna
Durante a oficina, as crianças utilizaram lápis de cor em diferentes tons de pele para se representarem em autorretratos, celebrando suas singularidades. A atividade foi encerrada com um piquenique ao ar livre e uma visita guiada pelos setores do núcleo, como o serviço social, a psicologia e o setor pedagógico.

“Essa ação pedagógica reafirma o compromisso do Projeto NEACA Tecendo Redes em promover o respeito, a equidade e o diálogo sobre diversidade desde a infância, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, ressalta pedagoga Gabriella Soledade.
Atendimento em três municípios
Criado em 2024, o projeto NEACA Tecendo Redes, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no enfrentamento às violências domésticas e sexuais e no apoio à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias, contribuindo para a promoção e a garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens até 29 anos.

Atendimento (segunda a sexta, das 9h às 17h):
NEACA São Gonçalo: Rua Rodrigues Fonseca, 201 – Zé Garoto. (21) 2606-5003 / (21) 98464-2179
NEACA Primeira Infância (SG): Rua Rodrigues Fonseca, 313 – Zé Garoto. (21) 96750-1595
NEACA Itaboraí: Rua Antônio Pinto, 277 – Nova Cidade. (21) 98900-4246
NEACA Caxias: Rua General Venâncio Flores, 518 – Jardim 25 de Agosto. (21) 96750-3095

Fonte: Charles Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *